18 de maio de 2011

Encontro da melhor idade - XIII Encontro Luso-Brasileiro de Turismo Senior e XIV Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade a partir desta quarta-feira - começa nesta quarta-feira em Cuiabá Mato Grosso Brazil


Cuiabá será palco do XIII Encontro Luso-Brasileiro de Turismo Senior e XIV Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade a partir desta quarta-feira (18.05) no Centro de Eventos do Pantanal e segue até domingo (22.05). O evento é realizado pela Associação dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI-MT) em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur).

Paralelo ao evento acontece também o 1º Encontro Mato-grossense da Melhor Idade, que terá o tema “Políticas Públicas voltas para o idoso: Desafios e Conquistas”.

A presidente da ABCMI-MT, Anita Caporossi conta que é a primeira vez que Mato Grosso sedia um evento de grande porte voltado aos idosos. “É a primeira vez que o Estado sediará um encontro como esse onde serão discutidas de forma profunda as questões que envolvem a melhor idade. Participantes do Brasil e de Portugal vão poder debater durante cinco dias assuntos de interesses dos idosos”, conta Caporossi.

Anita explica ainda que o Congresso tem como objetivo motivar as pessoas da melhor idade a terem melhor qualidade de vida, investindo em atividades que possam melhorar a dinâmica de vida, como a atividade turística. Facilitando assim o uso proveitoso do seu 'tempo livre'.

“Além disso tudo vamos contribuir para a criação de um novo mercado turístico voltado para essas pessoas, diversificando os padrões e fortalecendo a economia do setor em Mato Grosso”.

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, que é presidente da comissão organizadora do XVII Encontro Internacional Luso-Brasileiro do Turismo Sênior e XIV Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade, acredita que esses dois eventos vão mostrar que no coração do País existe uma alternativa de lazer com belezas naturais insuperáveis.

“Mato Grosso é o único Estado brasileiro que possui três ecossistemas, o Cerrado, Pantanal e Amazônia. Precisamos investir em infraestrutura para fomentar o turismo de forma sustentável”, disse.

Para Teté Bezerra, outro aspecto que precisa se destacado, é o fato que esses eventos vão fortalecer os clubes da melhor idade e chamar atenção da sociedade civil para as questões envolvendo os idosos.

“Saúde, qualidade de vida, empreendedorismo, turismo para a melhor idade, são alguns dos assuntos que serão debatidos durante os cincos dias do encontro. Isso vai ajudar a despertar a atenção da sociedade, mas principalmente das esferas de poder para essas questões”, frisou a secretária, acrescentando que infeliz é o povo que não respeita seus idosos.

A expectativa dos organizadores dos eventos é reunir cerca de 1.500 pessoas de todo o País e também de Portugal.

Na programação estão incluídas palestras que visam debater políticas públicas para a Melhor Idade, oficinas, como a de auto maquiagem, de dança e de iniciação teatral, além de apresentações culturais. Ganha destaque também, a noite do dia 20, onde às 19h30 inicia-se o concurso Rainha e Mister Brasil Melhor Idade 2011. E no dia 22, a programação é encerrada com um grande baile.


A programação completa do evento está disponível no endereço:
http://www.sedtur.mt.gov.br/galeria/50/programacao-do-xiii-encontro-luso-brasileiro-da-melhor-idade-e-xiv-congresso-da-abcmi ou pelo telefone (65) 3613-9328/3613-9325.

Um comentário:

  1. Bom acho muitoo legal esse congreeo estou fazendo um tcc e temos que montar uma agência de turismo focado em um segmento e escolhemos Turismo Rural para melhor idade por que achamos que é um publico que tem viajado bastante,e que merece todo respeito e também toda uma atençao especial,então acho muito legal esse congresso focado para eles.

    ResponderExcluir