25 de julho de 2011

REDE TRAF - Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar - Formato de Articulação e Status de Programa



Os Agricultores Familiar do Brasil, e quando eu falo Brasil eu enquadro o nosso querido estado de Mato Grosso é claro, precisam serem incluídos em qualquer processo, tendência, nichos, ações, atividades, projetos e programas de governo e não governo.
No tocante as atividades agropecuárias houve uma preocupação em assegurar ao pequeno o seu espaço com a criação do PRONAF, pelo governo FHC, com a participação ativa dos movimentos populares.

Quanto ao turismo, preocupados com o Turismo Rural, atividade que estava emergente no país, primeiro o MTUR, MDA e os segmentos organizados, discutirão e criaram as Diretrizes do Turismo Rural.

Logo em seguida surgiu a Rede de Turismo na Agricultura Familiar - Rede TRAF é uma articulação de técnicos, instituições e representações de agricultores que visam o desenvolvimento do TRAF no país, objetivando o desenvolvimento rural sustentável mediante a implantação e fortalecimento das atividades turísticas pelos agricultores familiares. É importante dizer que o MDA e MTUR, sucessivamente foram peças fundamentais no processo  da REDE TRAF.

As familias de pequenos agricultores que residiam e desenvolviam suas atividades no espaço rural brasileiro defenido pelo IBGE também como meio rural em diversas regiões com suas especificidade e realidade, naquele momento estavam necessitando de um compromisso do governo federal e da sociedade de que eles estariam também assegurados e inseridos no processo do desenvolvimento do Turismo Rural.

Daí sim veio a grande importância desta REDE TRAF existir, a REDE, na coodenação do nosso grande amigo Ednei Bueno, e com a participação macissa do Brasil, conseguir, definir um conceito para o TRAF, linhas de crédito, e um Programa Nacional - TRF o PNTRAF e até hoje os "ECOS" da REDE ainda estão por aí e podemos ouvir um barulho quando se diz REDE TRAF - (este barulho em tons - grave, médio, médio grave ou até mesmo agudo), mas ainda é barulho.

As palavras expressadas em letras e na web pela REDE TRAF, não podem deixar de existir, e tudo depende de cada um de ”nós outros” que formamos a REDE TRAF.




Um comentário:

  1. Parabens pela iniciativa, incentivo dos participantes do programa e parabenizo também pela qualidade do site de divulgação!!! veronica
    Espírito Santo

    ResponderExcluir