27 de setembro de 2011

Roteiro de Turismo Rural no Pantanal Mato-grossense - MATO GROSSO



Estando em Mato Grosso, voces poderão conhecer um pouco da ruralidade mato-grossense, por exemplo no município de Santo Antônio do Leverger, á 27 km de Cuiabá, existe uma comunidade bucólica denominada Varginha, onde se tem o melhor do Siriri e Cururú, danças típicas do folclore regional, além de rapaduras, farinhas e a presença do Ateliê de Viola de Cocho do artesão Alcides.
A farinha da comunidade Morro Grande é tradicional e pode ser encontrada in'loco ou estando em Cuiabá na praça dos Motoristas.


Já no município de Nossa Senhora do Livramento, que fica a 27 km de Cuiabá na rodovia que vai para Poconé, a Associação de Mulheres Artesãs, desenvolvem como produção associada ao turismo os derivados da banana, são doces, balas, farinhas, licores e artesanado das fibras, essas mulheres beneficiam seus produtos a partir da matéria prima (banana) cultivada por cerca de 120 Agricultores Familiar ( na maioria quilombolas, neste mesmo município recentemente a ACG/MTUR/SEDTUR/PREFEITURA MUNICIPAL, lançaram um Roteiro Quilombola de Produção Associada ao Turismo.

Em Poconé à 100 km da capital, proximo ao portal de entrada da cidade ao lado direito, localiza-se o Ateliê do Sr. Jacinto, onde é poduzida a cadeira preguiçosa feita com fibras de urubamba que é um cipó típico do pantanal, além da cadeira ele faz peneiras, cestos e colheres de pau.
Os Quilombolas Campina de Pedra se destacam pela produção de rapaduras, grupo de Siriri e Cururu, e a história de seus fazeres e saberes enquanto Quilombolas.

No município de Cáceres o roteiro passa pelo Sr, Tubino, que produz u mel de boa qualidade e está disponível para ser adiquirido in'loco, onde o visitante poderá conhecer melhor a sua produção apícola, a artesanato a partir de carcaças de jacarés, orinundos da COOCRIJAPAN, peças feitas com autorização do ICMBIO/IBAMA, a Cooperativa hoje com um nome de Casa dos Jacarés, está aberta para visitação turística, onde você poderá conhecer o processo de criação, abate e beneficiamento dos jacaré (toda cadeia produtiva)..
Os Quilombolas Campina de Pedra se destacam pela produção de rapaduras, grupo de Siriri e Cururu, e a história de seus fazeres e saberes enquanto Quilombolas.

No município de Cáceres o roteiro passa pelo Sr, Tubino, que produz u mel de boa qualidade e está disponível para ser adiquirido in'loco, onde o visitante poderá conhecer melhor a sua produção apícola, a artesanato a partir de carcaças de jacarés, orinundos da COOCRIJAPAN, peças feitas com autorização do ICMBIO/IBAMA, a Cooperativa hoje com um nome de Casa dos Jacarés, está aberta para visitação turística, onde você poderá conhecer o processo de criação, abate e beneficiamento dos jacaré (toda cadeia produtiva).

Caceres sendo uma cidade Pantaneira, os turistas podem encontrar uma boa gastronomia a base de peixes, com muitos restaurantes que recebem o nome de peixarias, é o caso do Flutuante Cascata.

Em termos de cultura, o grupo Chalana é o que tem de melhor para espressar o Cururú e Sirirí, mas outros grupos também tem seu destaque é o caso do Grupo Tradição e outros.

A Rota das Águas e Turismo Rural, desenvolvida no Território e Consórcio Regional Nascentes do Rio Paraguai, é uma realidade naquela região onde 7 municípios são contemplados, com destaque para Cáceres onde o Roteiro das Piraputangas, Fazenda Jacobina, e Coocrijapan fazem parte deste arranjo que hoje ganha destaque quando está sendo indicado para o MOB/MTUR/SEDTUR, como roteiro visando a copa 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário