31 de outubro de 2011

Pesquisador da Empaer recebe moção de aplausos pelos serviços prestados ao meio rural


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), por meio do pesquisador Hortêncio Paro, recebeu da Câmara Municipal de Cuiabá moção de aplausos pelo dia do engenheiro agrônomo, comemorado no dia 12 de outubro, e trabalhos realizados em favor do desenvolvimento socioeconômico do setor rural do Estado de Mato Grosso.O reconhecimento foi proposto pelo vereador Misael Galvão (PR). O evento aconteceu no dia 21.10, no plenário da Câmara Municipal.
Hortêncio é funcionário da Empaer há 39 anos e está atuando na Comissão de Sementes desde 1978. Ele faz uma retrospectiva e menciona que começou sua carreira profissional como extensionista local, no município de Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul), foi assessor de agricultura do escritório regional em Dourados e supervisor regional em Três Lagoas. Chegou ao escritório Central da Empaer em Cuiabá para coordenar a introdução da soja no Estado.
Paro conta que em 1977, a Empaer realizou o primeiro dia de campo da soja em Mato Grosso, no município de Itiquira. A primeira variedade que viabilizou a soja no Estado foi a IAC – 2, lançada pela Empaer. Em 1979, deu início ao cultivo do trigo no município de Chapada dos Guimarães, testando variedades por meio de Unidades de Observação de Trigo de sequeiro. Após três décadas, foram implantadas 11 unidades experimentais de trigo, sendo quatro de trigo de sequeiro e sete de irrigado, em 2010. Na safra 2011, três variedades foram cultivadas, no município de Lucas do Rio Verde com trigo irrigado e o resultado já ultrapassa 100 sacas de trigo por hectare.
Complementando o percurso da sua trajetória no meio rural, o pesquisador enfatiza o período que assumiu a presidência da Associação dos Engenheiros Agrônomos, lutou para a devida aplicação do Receituário Agronômico, criação das leis do uso de agrotóxico e descarte de embalagens vazias visando os cuidados ambientais na utilização dos insumos. “Tenho o sentimento de dever cumprido, se não fiz mais, foi pela minha limitação pessoal, mesmo assim, procuro desempenhar minhas atividades de acordo com a demanda. Estou encerrando a minha vida profissional com o último trabalho que considero o verdadeiro apostolado do pão, a retomada do trigo em nível comercial em Mato Grosso.
Ele destaca que essa moção de aplausos é mérito de todos os servidores da Empaer que lutam pelo desenvolvimento rural de Mato Grosso. “Uma empresa a 47 anos a serviço do produtor rural”, conclui Paro.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário