15 de março de 2012

Técnicos da Empaer recebem treinamento para atender produtores de 84 municípios de MT

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam oficinas de nivelamento, planejamento e atuação no projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no município de Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá), no período de 19 a 23 de março. O projeto será executado em 84 municípios do Estado de Mato Grosso, com objetivo de prestar assistência técnica diferenciada a aproximadamente nove mil famílias de agricultores tradicionais, jovens e comunidades indígenas. Participam da oficina 70 técnicos da Empaer.

Com recursos na ordem de R$ 7,5 milhões do MDA serão usados para aquisição de veículos, equipamentos e atendimento às famílias nos territórios da cidadania Portal da Amazônia e Baixo Araguaia. O projeto começará com os agricultores do Território Portal da Amazônia que abrange dez municípios. A coordenadora do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Denise Ávila Gutterres, explica que o projeto será executado em 12 meses e o enfoque é prestar um atendimento individual e de qualidade para o agricultor familiar.

Conforme Gutterres, a parceria com o MDA tem sido a garantia do serviço de Ater para agricultores tradicionais. No período de 2003/2005 foram atendidas 2.950 famílias de agricultores em 32 municípios. No ano de 2009, mais de 6.500 famílias em 54 municípios. Ela recorda que a primeira ação do Governo Federal nos Territórios da Cidadania foi o projeto de Ater executado por meio da Empaer em parceria com a Fundaper. O MDA/Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) já disponibilizou R$ 15 milhões no atendimento aos agricultores tradicionais, nos últimos oito anos.

A metodologia aplicada é do Projeto Vida Nova, que prevê a realização do diagnóstico individual e participativo das comunidades, implantação das Unidades Didáticas de Subsistência Econômica (UDSE), elaboração de projetos de crédito rural e outros. O Vida Nova já foi implantado em 70 municípios do Estado, atendendo 5.200 agricultores familiares. “ Esse convênio oferece assistência técnica de qualidade visando a inclusão social, capacitação produtiva e acesso às políticas públicas para o agricultor familiar”, destaca Denise.

Com a finalidade de capacitar técnicos no atendimento aos produtores rurais a oficina será ministrada pelo diretor de Ater da Empaer, Almir de Souza Ferro, coordenadores Denise e Benito França Lopes, e pelos articuladores Osmar de Assis Alves, Carlos Antônio Branco Lopes, Mariano Batista de Campos, Ieda Lopes de Souza Santos, Carlos Vitorino Paes de Barros e Cândida Andrade.

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário