17 de agosto de 2012

Visita técnica pode viabilizar Caminhada na Natureza em comunidades quilombolas


 


No roteiro os caminhantes vão poder conferir plantações de cana, banana, mandioca, frutas dentre outras.

Técnicos da Secretaria de Estado e Desenvolvimento do Turismo – Sedtur acompanhados de experientes caminhantes visitaram nesta quinta-feira (16.08) uma das comunidades de Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento (32 quilômetros de Cuiabá) com o objetivo de viabilizar um estudo para inserir o ano que vem a comunidade no roteiro da Caminhada na Natureza.

Das sete comunidades quilombolas da região a visita foi em Mutuca com 1.900 hectares de área. Nas proximidades ainda há Ourinhos, Estiva, Aguaçu, Mata Cavalo de Baixo, Mata Cavalo de Cima e Capim Verde, somando aproximadamente 420 famílias.

De acordo com o servidor da Sedtur, Geraldo Lucio Donizete, especialista em Turismo Rural, a ideia é mostrar as pessoas um dia de vivência dos quilombolas aos caminhantes. “Nesta nossa primeira visita viemos conhecer um pouco do dia-a-dia das pessoas que vivem no quilombo. A nossa proposta é promover um dia de interação entre as pessoas que participam das caminhadas e a comunidade local”, explica.

Para o servidor público Mariano Leal de Paulo, que já perdeu as contas de quantas caminhadas já participou, com destaque para a de Santiago de Compostela, na Espanha, a experiência de conhecer um pouco de como vive uma comunidade de quilombola é única. Ele destaca que graças às caminhadas seu conceito enquanto pessoa mudou muito. “Tenho experiências com minha família que vou levar para o resto da minha vida. Sem contar os amigos que faço em todos os locais que caminho”, define Mariano.

Acompanhando Mariano, Paulo Roberto Doebber e Widberto Ribeiro Junior, experientes caminhantes do Rio Grande do Sul e São Paulo, respectivamente também puderam conhecer a comunidade Mutuca. Ambos ficaram encantados com a reciprocidade e humildade dos moradores.

Já a representante da comunidade quilombola de Mutuca, Laura Ferreira da Silva teve a oportunidade de contar um pouco da história e das tradições que seus pais e tios tentam manter viva. “Hoje preservamos nossos costumes e cultura, mas é muito difícil. Caso a comunidade esteja no calendário da Caminhada na Natureza vamos mostrar o que temos de melhor para oferecer”, define ela.

A secretária Teté Bezerra explica que a ideia é fomentar o turismo em vários segmentos dentre eles o rural e o de quilombo. “Precisamos estimular essas comunidades que vivem da agricultura familiar. São pessoas que tem um potencial enorme de agregar pessoas e com isso estimular o turismo em uma vertente que estamos começando a explorar”, finaliza Teté.

Sobre a Caminhada
A Caminhada na Natureza são realizadas pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais, onde tende a estimular o contato com a natureza e servem para que os participantes possam conhecer os pontos históricos e atrativos turísticos do local.

As caminhadas são marchas populares em circuitos balizados dentro do ambiente natural com percurso de aproximadamente 10 quilômetros. Temos participantes de todo o mundo que vem a Mato Grosso participar das nossas caminhadas. É um evento que está sendo desenvolvido e estimulado em vários países.

Anda Brasil
O projeto Anda Brasil faz parte da Federação Internacional de Esportes Populares, sediada na França, entidade não-governamental que conta com a participação de 39 países integrando ao todo 16 milhões de caminhantes em todo o mundo.

Criado em 2006, a Anda Brasil é uma ONG que reúne 106 circuitos pelo país que vão desde Parintins (AM) até a região de Três Léguas, em Caxias do Sul (RS), ao todo já são mais de doze mil caminhantes em todo o Brasil. A entidade promove os circuitos de turismo rural com a prática de Caminhadas na Natureza e outros esportes não competitivos que facilitem a inclusão social do homem do campo como, por exemplo, os agricultores familiares, através da prática esportiva onde estes podem comercializar seus produtos.

A Confederação Brasileira de Esportes Populares é responsável pelo credenciamento, organização e promoção dos circuitos de Caminhadas na Natureza nas cinco regiões do Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário