11 de maio de 2013

Município de Barão do Melgaço à 100 km de Cuiabá discute Desenvolvimento Sustentável

Geraldo Lúcio - SEDTUR
 
No dia 10 de maio (sexta) feira  foi realizada uma reunião para discutir o desenvolvimento sustentável do município pantaneiro de Barão do Melgaço à 100 km de Cuiaba, o o Governo do Estado de Mato Grosso esteve representado pelas secretarias - SEDTUR, SECITEC, SETAS, SEDRAF e SEMA, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, EMPAER LOCAL  SESC PANTANAL a prefeitura esteve em peso com as suas Secretarias finalísticas, a Câmara Municipal participou com vários vereadores, e a sociedade  de forma organizada esteve presente.
 
No referido evento houve uma ampla discussão sobre programas, projetos e atividades/ações estratégicas para o Desenvolvimento Sustentável do município.
 
o Prefeito Ribeiro Torres fez a apresentação do município que tem 7.800 habitantes, com uma característica típica de pantanal. onde 97% de sua area é alagada com apenas 3 % do seu território é disponível para se praticar a agricultura e pecuária e tem como ocupação ribeirinhos e agricultores familiar que tem como atividade principal a pesca para subsistência e venda do excedente para bares, restaurantes e Mercado do município e região, com a escasses do peixe é necessário se discutir alternative econômica para estes  pescadpres ribeirinhos.
 
O Prefeito citou alguns avanços em sua gestão como o caso do laticínio, rede de esgoto, patrulha mecanizada, poços artesiano, reativação da farinheira comunitária, apicultura, aquisição de ambulância, feira do agriculture outros.
 
A Diretora do SESC PANTANAL - RESERVA NATURAL - RPPN, falou dos projetos de responsabilidade social e ambiental que desenvolvem beneficiando os ribeirinhos e populações tradicionais do município - (Apicultura, Bocaiuva, Borboletário, Interpletação do Pantanal, Guias, Qualificação etc.)
 
Representando o Secretário da SEDTUR, Jairo Pradela, pude falar sobre os projetos de infra-estrutura turísticas via PRODESTUR, que o município istará recebendo como o caso da revitalização da Orla do Rio Cuiaba, Ligação da Rodovia à Rondonópolis e transformação em Estrada Turística, Qualificação e Capacitação, Potencializar o Projeto de Turismo Rural e Guardiões do Pantanal, Produção Associada ao Turismo e muito mais.
 
O Secretário da SEMA  José Lacerda, juntamente com a sua equipe técnica, apresentou o conceito de meio ambiente abordando o tripe da sustentabilidade - que deve ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente víável,  sua equipe teve oportunidade de se manifestar  apresentando as oportunidades de projetos para o município sobretudo o de descentralização das ações da SEMA.
 
O Secretário da SECTEC Rafael, fez abordagens sobre os programas de qualificação/capacitação, PRONATEC e outros e colocou sua secretaria a disposição do município.
 
Houve ainda falas dos representantes da SEDRAF, MT FOMENTO, SETAS e da equipe do PRODESTUR através do Arquiteto,  Porto Carreiro que apresentou o projeto de intervenções na Orla do Rio Cuiaba no município
 
Após a reunião foi servido um almoço a base de peixes e visitas na Orla do Rio para  vistorias e reconhecimento do Projeto.
 
 
CONFIRAM AS VÁRIAS FOTOS DO EVENTO
 























 












































Nenhum comentário:

Postar um comentário