20 de junho de 2013

Caminhada da Copa reúne 14 mil pessoas em Cuiabá

SECOM
Mato Grosso
Secom/MT
Caminhada promovida pelo Governo do Estado reúne 14 mil

Quatorze mil pessoas, número que superou a expectativa da organização, de cinco mil participantes, foram às ruas de Cuiabá neste domingo (16.06) para a Caminhada no Clima da Copa. Pelo centro, passaram mato-grossenses de todas as idades, cada um com suas histórias e expectativas em relação ao maior evento esportivo do planeta, que começa daqui a um ano.

Quando a Arena Pantanal receber seu primeiro jogo, no dia 13 de junho de 2014, o servidor público aposentado Uirton Juvelino Dias quer estar lá. “Espero assistir pelo menos dois jogos”. Enquanto espera o início da competição, ele participa da caminhada ao lado dos três netos, Filipe Gustavo, Carlos Eduardo e Uirton Neto, que costumam acompanhar o avô nas práticas esportivas. “O esporte é muito importante. Temos muita influência ruim no mundo, mas a caminhada é uma coisa boa”. 

As crianças marcaram presença. O comerciante Rean Costa levou as filhas Carolina, de cinco anos, e Ana Clara de sete meses. Ele morou em Portugal durante 13 anos e voltou para a terra natal há um ano, atraído pelas oportunidades geradas pela Copa no Pantanal. “Estava esperando a oportunidade de voltar”. Ele frisa que Cuiabá mudou muito desde que ficou fora. 

Há quem enxergue as melhorias além da construção de pontes, viadutos, trincheiras e o estádio. Nilson Bezerra estava ao lado do filho Fernando, portador da deficiência conhecida como espinha bífida. “A Copa traz uma vantagem que é a mobilidade, não só para os carros, mas para as pessoas com deficiência, com calçadas melhores para os cadeirantes, uma conscientização sobre o assunto”. Para ele, o Mundial da Fifa é uma oportunidade de mostrar que o Brasil não se restringe apenas ao eixo Rio-São Paulo, com a atração de turistas para Mato Grosso. “O turismo é uma indústria limpa”, diz. 

A oportunidade de divulgar o Estado também foi destacada pela produtora de TV, Tereza Melo. Acompanhada do cachorro, ou como ela diz “meu filho Dudu”, ela espera que a Copa seja uma boa oportunidade para mostrar Cuiabá e a receptividade do povo. Uma imagem sem violência, diferente da ideia que muitos estrangeiros têm do Brasil. 

Bastante animado estava o funcionário público Augusto Amaro. Com uma peruca laranja e amarela no estilo moicano, ele considera a Copa um evento fantástico. Augusto relatou a ansiedade pela inauguração do estádio, mas considera que o importante é a viabilização das obras. Já para o presidente do Instituto Lions Club, Whady Lacerda, o Mundial traz investimentos de 30 anos para o estado. “Essa caminhada mostra o apoio da comunidade para o evento”, disse. 

A principal expectativa, para muitos, é com relação ao estádio. Diante da Arena Pantanal, o auxiliar administrativo e torcedor do Mixto, Ailson Vieira Marques, se anima com a perspectiva do time jogar no novo palco do esporte regional. “Se colocar ingresso barato, a torcida do Mixto lota o estádio”. Ele também já está juntando dinheiro para assistir aos jogos da Copa do Mundo, assim como a mixtense e professora aposentada Marlice Moreira, além de torcedores do Operário, Cuiabá e tantas outras pessoas que marcaram presença na caminhada neste domingo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário