12 de julho de 2013

Técnicos da Olericultura passam por capacitação em Mato Grosso


Nesta semana técnicos agrícolas que atuam na cadeia produtiva da olericultura - área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas – passaram por capacitação. A ação, promovida pela Embrapa Agrossilvipastoril, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresentou e discutiu os novos conhecimentos e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros e que possam ser incorporados à atividade em Mato Grosso.

A capacitação continuada gratuita (módulo 5) ocorreu nos dias 11 e 12, em Poconé, mas antes disso passou por Sorriso, nos dias 08 e 09, onde participaram profissionais agrícolas - biólogos, engenheiros florestais, agrônomos - da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Sedraf, cooperativas, associações e das secretarias municipais de Agricultura.

“Esses encontros para difusão dos novos conhecimentos da olericultura fazem parte do convênio 766.307/2011, no valor de R$ 250 mil, firmado entre a Sedraf, que apresentou uma contrapartida de R$ 25 mil e o restante do Mapa”, explica Rodrigo Furquim, ao acrescentar que os cursos foram criados com o intuito de formar multiplicadores que possam levar o conhecimento adquirido aos pequenos produtores espalhados pelo Estado.

Em Poconé a capacitação dos técnicos agrícolas aconteceu na Pousada 3J, e em Sorriso no Sindicato Rural do município. Temas como cultivo de tomates e pimentões, com tópicos de preparo das mudas e solos, adubação, nutrição e colheita foram abordados na capacitação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário