21 de julho de 2013

UNISOL BRASIL através de seus representantes realizaram uma série de visitas aos municípios do Território da Baixada Cuiabana.- MT


Com o Objetivo detectar as demandas e os desafios a serem feitos através da Base de Serviço da UNISOL BRASIL, o Coordenador e Articulador Geraldo Donizeti Lúcio e a Técnica Naja Varley, do dia 10 ao dia 19 de julho de 2013, realizaram uma série de visitas aos municípios que integram o Projeto no Território da Baixada Cuiabana.

Nos 14 municípios do Território já foram visitados os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Barão do Melgaço, Acorizal, Jangada e Chapada dos Guimarães.

  

Nas próximas semanas serão visitados os municípios de Rosário Oeste, Nobres, Planalto da Serra, Campo Verde e Nova Brasilândia.

As visitas e reuniões in’ loco foram para apresentar o Projeto UNISOL BRASIL no Território da Baixada Cuiabana, e realizar questionários, sobre as políticas públicas nos setores da agricultura familiar, meio ambiente, sanidade vegetal e animal, código tributário, código de postura, economia solidária, dentre outras e levantamentos das associações, cooperativas e outras formas de empreendimentos solidários, dados importantes para o desenvolvimento da Base de serviço junto ao Território e em cada município que o compõem.

As Bases de Serviço são institucionalidades que prestam um ou mais tipos de serviços de apoio aos processos produtivos e comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. Podem ser ONGS, cooperativas de trabalho, e universidades, que podem atuar tanto no recorte de territórios, como em escala estadual.

As Bases de Serviço podem ser de Comercialização, de Crédito e de Apoio ao Cooperativismo, os enfoques das BSCs serão: Projetos, Mercados institucionais, Mercados diversos, Articulação com colegiados territoriais e Articulação para implementação dos SECAFES. Na UNISOL Brasil foi adotado o critério de recorte territorial, de acordo com os “Territórios da Cidadania” e Territórios Rurais, mapeamento, diagnóstico e articulação, visando contribuir com os projetos e empreendimentos financiados pelo PROINF (“Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar InfraEstrutura” ou “Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios”) com foco em comercialização. Identificação de mercados potenciais, articulando e assessorando os empreendimentos para inserção (feiras, centrais de comercialização, pontos fixos de venda, mercados virtuais, etc).

As Bases de Serviços terão foco na articulação com as câmaras temáticas ou estruturas similares que atuam com temas ligados a projetos produtivos, visando contribuir na qualificação, articulação e funcionamento dos projetos em comercialização. A atuação será em rede dentro do estado, integrando-se ao grupo estadual (fórum, ou estrutura similar), visando à articulação de políticas, programas, estruturas, ações e sujeitos sociais voltados à promoção da Comercialização Solidária.

Os municípios do Território da Baixada Cuiabana são 14: Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Barão do Melgaço, Acorizal, Jangada e Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Nobres, Planalto da Serra, Campo Verde e Nova Brasilândia.


Geraldo Donizeti Lúcio
Ariculador Estadual da UNISOL BRASIL em Mato Grosso 
(65) 9632 7064 – 8477 2688


Nenhum comentário:

Postar um comentário