26 de agosto de 2013

Reunião marca início dos trabalhos com comunidades rurais de Poconé



A segunda reunião da Chamada Pública para a Sustentabilidade, organizada pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), aconteceu na sexta-feira (23.08) em Poconé. Com uma população de 31.779 habitantes, o município tem hoje 72 comunidades tradicionais e 1.242 agricultores familiares cadastrados na Empaer. 

Na reunião foi apresentado o projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) à comunidade; feito o diagnóstico dos problemas; o levantamento das potencialidades de cada município; a diversificação das atividades de produção; segurança alimentar e nutricional; organizado e estruturado a comercialização da produção em mercados locais e regionais; assim como a implantação de novas tecnologias sustentáveis. 

“Essa reunião permite a participação da comunidade, dando a oportunidade de falarem de suas necessidades e aspirações. E essa é a parte mais difícil: mobilizar, sensibilizar as pessoas a perceberem a importância de trabalhar e melhorar sua própria renda. Ninguém nasce sabendo, então a assistência técnica e extensão rural é muito importante para capacitar os agricultores de nosso estado”, ressaltou o diretor de Ater da Empaer, Almir de Souza Ferro. 

O técnico em agropecuária da Empaer, Benedito Curvo, explicou que " a Chamada Pública é a forma de contratação do serviço de assistência técnica e extensão rural, que substituiu o contrato de uma forma menos burocrática, visto que nesta modalidade não é mais necessário o procedimento da licitação”. 

Os beneficiários são agricultores de comunidades tradicionais que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Empaer. Serão cem famílias atendidas e o projeto prevê a duração de três anos. Entre as atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto, está a realização de reuniões nas comunidades; visitas técnicas; dias de campo; seminários; oficinas e outros. 

Participaram da reunião líderes das comunidades: Água Vermelha, Laranjal, Bandeira e Boi de Carro. Ainda, o diretor de Ater Almir de Souza Ferro, secretário municipal de agricultura Genério Silva Rondon, gerente do Banco do Brasil em Poconé, Eduardo Rodrigues, supervisor local da Empaer, José Daniel. 



Fonte: Cristiane Celina (Assessoria/Empaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário