Negramina “Siparuna guianensis Aublet”, tem sido apontada como uma das espécies prioritárias de conservação para a região do cerrado brasileiro, os estudos da propagação devem ser incentivados para que este recurso genético esteja disponível às gerações futuras.
No estado de Mato Grosso, foram realizados alguns estudos etnobotânicos com a espécie e, neles, é citada pelo nome vulgar de negramina. Carmona & Guarim Neto (2001) relataram que no leste do estado as folhas da espécie são utilizadas na forma de banho para sinusite.
Souza (1992) também relata, em pesquisa com moradores da comunidade ribeirinha do Coxipó do Ouro, (Comunidade Morro do São Jerônimo) o uso das folhas em banho para dores no corpo.
No Alto Coité, em Poxoréo, as pessoas utilizam as sementes - folhas secas junto ao fogo, moídas e misturadas ao fumo ou puras, para cheirar e uso tópico - para curar "malina", que é descrita como dor de cabeça causada pela exposição demasiada ao sol, que provoca corrimento de sangue nasal (Somavilla, 1998).
No Vale do Aricá, município de Cuiabá, as folhas são utilizadas na forma de chá e banhos para fraqueza e também para malina (Pasa, 1999) e, na Aldeia Pakueran, em Paranatinga, as folhas são fervidas, e utilizadas em banho para febre e "quentura" na cabeça, espécie de enxaqueca (Schimöller, 1997).
Em Nova Xavantina, o sumo das folhas com mastruz - Chenopodium ambrosioides L. (Chenopodiaceae) - é relatado como medicinal para pós-operatório.
As folhas são utilizadas como repelentes, nos galinheiros, para piolho de galinha e, também, para uso em rituais espirituais (Duarte, 2001). Fontelle (1997) relatou em pesquisa as indicações de raizeiros, que recomendam o uso da folha na forma de decocto e infuso para malina, resfriado e banho de descarrego para mau olhado, podendo, para isso, ser associada à quina (gênero Cinchona), assim como para hipetermia e hemoptise.
Geraldo Lúcio no meio rural do Município de Nossa Senhora do Livramento em Mato Grosso, mostrando a Negramina
Sr. Angelo, da Comunidade Quilombola Jacaré de Baixo, do Município de Nossa Senhora do Livramento em Mato Grosso, mostrando a Negramina
Primeiramente bom dia. Aqui em bertioga tem muito dessa planta
ResponderExcluirBom dia na verdade esta planta tem no Brasil todo, principalmente em áreas de Cerrado, em Mato Grosso tem muito.
ExcluirOlá. Poderia me mandar algumas sementes?
ExcluirPrimeiramente bom dia. Aqui em bertioga tem muito dessa planta
ResponderExcluirConvido a todos os colegas para nosso grupo de Mudas e Sementes: https://m.facebook.com/groups/422967081396608?tsid=0.444969719594293&source=result
ResponderExcluirBom dia!!!
ExcluirVcs tem sementes de NegraMina
Quantidade e valor por favor
Obrigado
Flavio
Excelente artigo gosto muito do tema, plantas medicinais., 🙏🙏🙏
ResponderExcluirEm Andarai chapada Diamantina Bahia tem muito dessa planta negramina
ResponderExcluirEssa planta e boa pra enjoo?
ResponderExcluirVc podem me mandar nega mina
ResponderExcluirMoro no extremo sul da Bahia e por aqui temos ainda muita negramina. Ela também é utilizada na cicatrização de feridas
ResponderExcluirEu uso a raiz da negra mina no vinho branco para dores nas articulações.
ResponderExcluirOnde consigo essa planta? Existe alguma essência dela?
ResponderExcluirOnde consigo essa planta? Existe alguma essência dela?
ResponderExcluirOnde consigo essa planta? Existe alguma essência dela?
ResponderExcluirPosso fazer a raiz com cachaça
ResponderExcluirComo consigo muda ou sementes dela
ResponderExcluirJoice - me dê um oi no zap - 65 99632 7064 - que lhe informo
ResponderExcluir