Desde pequi até a mangaba, conheça aqui os frutos do Cerrado que são bem famosos na região, mas que o Brasil inteiro devia conhecer.
Por Lucas Alves
Contudo, o Cerrado é um bioma que ocupa uma área de cerca de dois milhões de quilômetros quadrados. Logo, ele cobre 20% do território nacional na região do Planalto Central do Brasil. Também conhecido como a savana brasileira, possui árvores esparsas e amplas áreas cobertas com gramíneas. De fato possui uma rica biodiversidade.
Portanto, vamos conhecer os frutos desse bioma tão importante.
Açaí
Apesar de não ser uma fruta presente apenas no Cerrado, ela é bastante conhecida na região. Um fato curioso é o de que ele é um ótimo energético. Portanto, a cada 100 gramas de açaí, ele rende 250 calorias.
Araticum
Esse fruto do Cerrado tem propriedade antioxidante e é muito comum de ser encontrado em áreas secas e arenosas. O seu sabor está no interior: a polpa envolve uma semente preta.
Baru
Primeiramente, é importante ressaltar que essa é uma espécie que está ameaçada de extinção, dada a grande extração de sua madeira.
A sua casca é tão dura que, para abri-lo, é praticamente impossível não quebrar a amêndoa. No entanto, há técnicas para essa quebra e quando você compra ela está inteira. O consumo desse fruto é muito importante, pois tem um alto teor proteico e é rico em ômega-6 e 9, zinco, ácido graxos, proteínas, fibras, minerais e ferro.
Primeiramente, esse fruto do Cerrado possui uma polpa espessa e consistente. No entanto, possui um sabor adocicado e agradável. Sua árvore pode chegar a 8 metros de altura.
Bocaiúva
Esse fruto do Cerrado é muito consumido por araras, cotias, capivaras, emas, antas, entre outros. Possui um sabor adocicado e é rico em betacaroteno e vitamina A.
Buriti
A princípio, esse fruto adocicado é rico em vitaminas A, B e C. Além disso, é rico também em cálcio, ferro e proteínas. A palmeira do Buriti chega até 30m de altura.
Cagaita
Um fruto do Cerrado bem conhecido, possui um sabor levemente azedo. No entanto, é preferível que não seja consumida quente, ou muito madura, ou em grande quantidade, pois pode causar indigestão e você vai fazer muitas visitas ao banheiro.
Cajá-manga
O fruto possui um sabor agridoce que agrada a muitos. Então, é até por este motivo, que muitos gostam de consumi-lo com uma pitadinha de sal. A árvore de origem desse fruto do Cerrado tem até 15 metros de altura.
Cereja-do-cerrado
Certamente, é uma opção para quem gosta de pitanga. É um fruto do Cerrado que tem a polpa espessa, suculenta, macia e de sabor doce.
Gabiroba
Gengibre
Aqui temos uma raiz muito usada como bactericida, e, inclusive, pode ser estimulante. Também possui propriedades desintoxicante. Além disso, é bastante utilizada em chás, sucos detox, entre outros.
Um fruto do Cerrado muito apetitoso, rico em carboidratos, principalmente a frutose. Assim é muito utilizado em picolés, sucos e consumindo a fruta em si. Possui um sabor que lembra uma mistura de morango com abacaxi.
Guavira
Certamente, um dos frutos do Cerrado que vem desaparecendo ao longo do tempo devido ao desmatamento. Ele é rica em vitamina C, além de magnésio, cálcio, potássio, fósforo, zinco e óleos essenciais.
Jatobá
Esse fruto do Cerrado tornou-se patrimônio nacional graças aos índios. Assim, ele era utilizada em momentos de meditação, ficando conhecido, inclusive, como fruta mística.
Neste fruto a casca e a polpa podem ser consumidos.
Jenipapo
Esse fruto é muito conhecido entre os indígenas, já que é utilizado para pintar seus corpos e proteção contra os mosquitos..
Esse fruto do Cerrado é rico em riboflavina e ferro, inclusive previne a catarata.
Mama-cadela
Primeiramente, esse fruto do Cerrado possui um aspecto enrugado. Tem a polpa fibrosa e suculenta. Geralmente, é consumido a fruta em si, ou em chás.
Mangaba
Um típico representante dos frutos do Cerrado, a mangaba possui uma polpa suculenta, ligeiramente leitosa e azeda. O leite da mangaba, extraído das folhas e do tronco da árvore, assim serve, inclusive, para a produção de látex.
Murici
Outro forte representante dos frutos do Cerrado, o murici é comum em todo o território do bioma, e em algumas regiões de solo arenoso da Amazônia. A fruta possui polpa carnosa, e apenas uma semente. Além disso, possui sabor e aroma muito apreciados na região.
Pequi
Primeiramente, é necessário destacar o pequi como sendo o mais conhecido entre os frutos do Cerrado. De fato, esse é daqueles frutos que muitos amam e outros odeiam. Assim ele é muito utilizado na culinária, por exemplo, produzido sozinho ou misturado com arroz e frango.
A casca verde dura, no entanto, guarda as sementes que são rodeadas pela polpa amarela. Mas cuidado: não se pode morder a parte amarela, pois ela é cheia de espinhos. Você consome o fruto apenas superficialmente.
Pera-do-campo
Esse fruto do Cerrado foi imortalizado na obra de Guimarães Rosa. Possui polpa suculenta e um sabor levemente azedo. No entanto, sua árvore é apenas um arbusto que varia entre meio metro e um metro e meio.
Taperebá
Em suma, esse fruto do Cerrado possui propriedades medicinais muito utilizadas. Entre elas temos, por exemplo: tratamento de problemas no estômago e no intestino; tratamento de problemas urinários. Além disso, possui um sabor ácido e adocicado.
E aí, gostou da matéria? Talvez possa gostar dessa também: Frutas que engordam mais que fast food.
Fontes: Delícias do Cerrado; Ecoa; Nó de Oito.
Imagem de Destaque: Te Amo Anapolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário