28 de junho de 2024

ESTRATÉGIAS PARA CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOS TÉCNICOS DA SEAF, EMPAER, PREFEITURAS E PARCEIROS EM TURISMO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR RURAL

Geraldo Donizeti Lúcio 

Apresentar noções básicas e gerais sobre a importância de como identificar os tipos de atrativos rurais, a importância dos meios de hospedagens e alimentação, a sinalização turística, administração dos empreendimentos, os aspectos legais ambientais, sanitários e de segurança, linhas de crédito, noções gerais da implantação de roteiros turísticos integrados, com produção associada, exemplo a caminhadas na natureza, o planejamento e elaboração de projetos e a visita técnica orientada.


OBJETIVO

RealizaCursos  de Capacitação Continuada em Turismo Rural  visando  qualificar a equipe técnica da EMPAER e parceiros, ampliar e diversificar a oferta turística por meio da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, além de apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros turísticos de experiência no meio


ESTRATÉGIA

A capacitação continuada irá contemplar os regionais do estado, com a participação de um numero significativo de técnicos por região. “A ideia é que cada técnico seja um multiplicador e saiba atender as demandas de projetos do turismo rural aliado a cada cadeia de valores no seu município ou região”.

O turista que opta por descansar em um ambiente rural, busca tranquilidade, paz e contato com a natureza. Nesseespaços, ele tem a oportunidade de entrar em contato com a vida do homem do campo, sua cultura, comidas típicas e costumes.


“O Agricultor Familiar ao oferecer esses equipamentos e serviçosirá diversificar as atividades, agregando valor aos seus negócios e, consequentemente, aumentar a renda. Para isso, precisa oferecer serviços e equipamentos de boa qualidade, com mão-de-obra capacitada”.

O Agricultor Familiar poderá ser um empreendedor turístico desse meio, operando com uma estrutura reduzida de pessoal, dando preferência para utilização de mão de obra familiar ou da comunidade. “É desta forma  que o Turismo Rural na Agricultura Familiar  pretende apresentar suas peculiaridades”.

 

ONDE REALIZAR 

Realizar em todas as  regiões do Estado de Mato Grosso, qualificando o corpo técnico por adesão, para que possam ter a percepção para identificar, formatar e estruturar produtos de Turismo Rural na Agricultura Familiar, O Pressuposto será  que  haja potencialidades nas unidades produtivas do agricultor rural, nos assentamentos, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e comunidades tradicionais para justificar estasdemandas.   

 

A demanda para capacitação deverá estar ligada a apresentação de resultados do lado da oferta dos produtos ao mercado turístico. No que se refere à oferta serão produtos de atratividades impares em cada região do estado, os agricultores familiares poderão oferecer aos visitantes, com atratividades de visualização e vivências e leva-los a conhecer o processo de produção.

Pode-se enquadrar a comercialização dos produtos e elementos naturais locais com a identificação desses produtos com a cultura local, com os elementos da terra, com as características históricas.

Sendo para fora e para dentro da porteira


Texto: Geraldo Donizeti Lúcio 

Especialista em Turismo Rural 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário