28 de junho de 2024

ESTRATÉGIAS PARA REALIZAÇÃO DAS FEIRAS ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO RURAL

Geraldo Donizeti Lúcio 

Realizar várias Feiras Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural de Mato Grosso – FEAFTUR com  a dinâmica de proporcionar Vendas de Produtos da Agricultura familiar do Estado de Mato Grosso, apresentando para venda também os produtos já formatados de Turismo Rural.

O Turismo Rural enquanto produto formatado tem se destacado como  força impulsionadora do desenvolvimento das atividades não Agrícolas no Estado de Mato Grosso,  gerando renda, emprego, tributos e divisas.


A FEAFUR poderá ser  realizada como um  grandes evento catalizador de público desde que seja formatada e estruturada com ênfase na Agricultura Familiar e Turismo Rural partindo do pressuposto de que o estado é eminentemente agrícola, pecuário e com potencialidades para o Turismo Rural, e que somam – se neste segmento mais de duzentos mil agricultores familiares presentes nos assentamentos de reforma agrária, comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, homem da floresta e pescadores profissionais, fazendo com que o Estado todo seja um grande potencial para o abastecimento interno e na produção de excedentes para exportação. 


Existe a necessidade de se ter um olhar para a realidade dos produtos da Agroindústria, embutidos e defumados, derivados de leite, cachaça, licores, rapadura, doces, compotas, sucos, e outros, somando aos produtos do artesanato, com a cadeia das fibras, das madeiras, das gemas e joias, cerâmicas, etc., 

 

 

OBJETIVO 

Realizar a Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural – FEAFTUR, em municípios do Estado de Mato Grosso, no contexto das Atividades do Turismo Rural e da comercialização dos produtos já processados oriundos da Agricultura Familiar descobrir e apresentar os empreendimentos turísticos relacionados e ou interligados ao processo de produção na Agricultura Familiar, proporcionando geração de renda e visibilidade nas atividades na Agricultura Familiar.

 

 

ESTRATÉGIA  

A FEAFTUR pode ser identificada como um evento no primeiro momento e poderá se tornar em um produto definitivo ajustando e potencializando o seu regulamento de execução e tendo um processo de gestão própria pelos envolvidos.


A autenticidade terá como pressupostos o uso e ocupação das terras, na produção agropecuária e agroindústrias de cada região envolvida, na herança cultural com as suas manifestações culturais, com o setor da gastronomia. 

A cadeia do Turismo Rural no Estado de Mato Grosso se completa com os seus recursos naturais, e infraestrutura de equipamentos e serviços, que dão origem a destinos e produtos de porte internacionais, nacionais/regionais e lazer e entretenimentos para comunidade local.

A feira será montada sendo em um evento eminentemente puro sendo uma Feira por si só respeitando a sua identidade ou poderá ser realizada em um evento paralelo como os grandeseventos já consolidados e catalizadores de público.


Os produtos disponibilizados para venda poderão ser in’natura, processados, organizados e segmentados, tendo os seus participantes escolhidos nos municípios de sua realização e região, e convidados de todo estado que estarão expondo e comercializando seus produtos em uma área montada e estruturada com tendas armários, mesas, prateleiras e sinalização.

Procurar dentro das realidades transformar estas feiras em feiras permanentes nos municípios com gestão própria pelosfeirantes participantes. 

 

ONDE REALIZAR 

Realizar em todas as regiões do Estado de Mato Grosso, utilizando de  parcerias com órgão e entidades afins dos Governos, Federal, Estadual e Municipal para atingir as metas e os resultados. Buscar recursos financeiros junto a parceiros para atingir as metas e os resultados. Realizar, exposição e comercialização dos produtos processados da Agricultura Familiar bem como do Turismo Rural. 

O Público alvo serão as unidades produtivas do agricultor rural, nos assentamentos, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e comunidades tradicionais, desde que tenham produtos de qualidade e quantidade para justificar as demandas.   

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário