7 de julho de 2024

Da matéria prima ao empreendedorismo; o chocolate é destaque


 


Nesse contexto, o cacau que é a matéria prima do chocolate tem se destacado em Mato Grosso, atualmente, 12 municípios cultivam cacau no estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

instagranfacebook-2.pngtwitter-2.pngprint-2.png

Ana Barros

 

O chocolate, com seu sabor irresistível e sua capacidade de conquistar corações e paladares, é celebrado em todo o mundo de diversas formas. Neste domingo, 7 de julho, comemoramos o Dia Mundial do Chocolate, uma data que marca a chegada dessa iguaria na Europa no século 15. Antes disso, o chocolate era conhecido e consumido exclusivamente pelos maias e astecas, que o consideravam um produto sagrado. Hoje, o chocolate é apreciado globalmente em suas muitas versões - ao leite, branco, meio amargo, crocante, com passas, recheado, em doces, café ou com cookies - e é reconhecido por seus benefícios à saúde quando consumido com moderação.

 

Nesse contexto, o cacau que é a matéria prima do chocolate tem se destacado em Mato Grosso, atualmente, 12 municípios cultivam cacau no estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre 2019 e 2023, o Governo do Estado entregou 260 mil mudas a produtores familiares para incentivar a expansão da cultura.  

 

 

O município que mais produz cacau no Estado é Colniza, seguindo de Cotriguaçu, Aripuanã, Novo Mundo, Brasnorte, Juína, Porto

Divulgação

Luiz Artur de Oliveira Ribeiro , o ‘Luluca Ribeiro’, secretário da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (Seaf)

Luiz Artur de Oliveira Ribeiro , o ‘Luluca Ribeiro’, secretário da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (Seaf)

Estrela, Paranaíta, Carlinda, Nova Monte Verde, Terra Nova do Norte e Rondolândia.  A quantidade de cacau produzida em Mato Grosso é de 471 toneladas em uma área de 724 hectares de plantio, conforme dados do IBGE de 2022. Porém, a estimativa da Seaf é que o número atual seja bem maior. O rendimento médio é de 651 kg por hectare. 

 

“O cacau é uma das culturas incentivadas pelo Governo do Estado. Além disso, os produtores podem contar com a assistência técnica da Empaer, que orienta a forma correta de cultivo, entre outras dicas”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro. 

 

 

Outro ponto  dessa paixão pelo chocolate se manifesta também de maneira especial através do Festival do Chocolate de Mato Grosso. Realizado em sua 5ª edição em 2023 e partindo para a 6ª edição, nos dias 16,17  e 18 agosto de 2024,  o festival se consolidou como um evento cultural e econômico de grande relevância para o estado. Com um público recorde de mais de 50 mil pessoas, o evento se tornou uma parte essencial do calendário de Cuiabá e de todo o Mato Grosso, gerando emprego e renda para muitas famílias.

 

Idealizado pela empresária Zilda Castanho, o Festival do Chocolate é mais do que uma simples celebração culinária. Ele é uma vitrine para empreendedores locais e uma plataforma de entretenimento para todas as idades, onde empresas de todos os portes participam do festival, tanto locais quanto de fora do estado. Expositores como Cacau Show, Florybal de Gramado, e Maçã do Amor e Cia de Brasília com suas cascatas de chocolate e doces cristalizados, destacam-se como exemplos de inovação e oportunidades para empresários locais.

 

O festival oferece uma oportunidade única para estabelecer conexões valiosas em um ambiente vibrante e receptivo, indo além da simples venda de produtos, além do compromisso social. Espaços são cedidos para instituições como a APAM, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mato Grosso, o movimento Clichê na Rua, a ONG É o Bicho e o Espaço Zem com terapeutas locais. Essas iniciativas foram muito bem recebidas pelos visitantes, reforçando o papel do festival na comunidade.

 

Zilda Castanho, Organizadora do Festival do Chocolate

Zilda Castanho, Organizadora do Festival do Chocolate

“Acredito no potencial transformador da gastronomia local. O festival do Chocolate é  um evento para destacar não apenas o sabor excepcional do chocolate, mas também para valorizar os talentosos empreendedores e chefs de cozinha e os amantes do chocolate que estão na linha de frente, criando experiências gastronômicas únicas para nossa comunidade. Não é apenas uma celebração dos prazeres culinários, mas também uma oportunidade para explorar a história e a origem do chocolate, revelando que Mato Grosso não apenas consome, mas também cultiva cacau, fortalecendo assim a cadeia produtiva em nosso Estado”, destacou Zilda.

 

Enquanto o mundo celebra o Dia Mundial do Chocolate, Mato Grosso comemora o crescimento da agricultura do cacau, com apoio do Governo do Estado  também seu próprio festival, unindo sabor, cultura, empreendedorismo e responsabilidade social em um evento que continua a crescer e encantar. 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário