Governador em exercício, Chico Daltro e a secretaria de Turismo de Cuiabá, Tania Barteli vistam a Festa do Peixe
O bairro São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, recebeu a visita do governador em exercício Francisco Daltro, que prestigiou, também neste domingo (03.04), a 5ª Festa do Peixe, que integra o calendário de comemorações do aniversário do município.
Na localidade, além do delicioso peixe, os visitantes e turistas podem conferir ainda comidas típicas e artesanato produzidos pela comunidade ribeirinha.
O governador pôde conferir de perto o preparo de um dos principais pratos da culinária cuiabana: a mujica de pintado. Ele falou da alegria em participar de mais esta festa alusiva aos 292 anos de Cuiabá. “Aqui é o coração da nossa capital. A festa do peixe virou uma marca do nosso município e é através da parceria entre o Estado e o Município que possibilita que a cada ano a festa se torne mais grandiosa, melhorando a estrutura, fazendo com que este ponto seja referência da cuiabania”.
Chico Daltro parabenizou a população pela organização e lembrou que é do São Gonçalo Beira Rio que sai a dança do Siriri e o peixe do rio Cuiabá, tão apreciado na mesa das famílias cuiabanas.
A secretária de Turismo de Cuiabá, Tânia Aparecida Barteli acompanhou o governador pelas ruas da comunidade e mostrou a necessidade do trabalho em conjunto dos governos estadual e municipal para a construção do deck e proteção das encostas para os turistas que visitam o local.
Uma das maiores preocupações é quanto ao crescimento da Festa do Peixe. São três dias de festa, onde o público estimado para 2011 chega a 50 mil pessoas, com um consumo de duas toneladas de peixe. “Ano passado foram 30 mil pessoas. Este ano o número de visitantes é maior, o que acarreta a geração de mil empregos diretos e indiretos”.
De acordo com Tânia, a parceria da Prefeitura de Cuiabá com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) prova que com a união da administração pública proporciona que o evento alcance números crescentes a cada ano. “Essa parceria promove esse crescimento não apenas em âmbito regional, mas também em âmbito nacional, o que fez com que a Festa do Peixe fosse incluída no calendário nacional do Ministério do Turismo”, concluiu.
FONTE: Site da SEDTUR - MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário