A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), teve iniciativa de se criar um destino denominado Rotas das Águas e Coordenadoria Regional da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) teve a iniciativa de criar o Roteiro de Turismo Rural na Agricultura Familiar, ambos na região de Cáceres.
Os dois processos se complementam, pois o Roteiro de Turismo Rural está inserido na Rota das Águas vice e versa, as parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria do Estado de Desenvolvimento Rural Agricultura Familiar e Irrigação - SEDRAF antiga - Seder, e novamente a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), prefeituras municipais e o MT Regional, foi que viabilizou os dois projetos complementares que contaram com os serviços de 2 consultorias especializadas, (Secullos Tour e Ictus).
O município de Cáceres- MT á 218 km de Cuiabá pela BR 070, é consolidado como destino de pesca esportiva, uma vez que já cedia a maior Festival de Pesca (FIP- Festival Internacional de Pesca) em águas doce e embarcado do mundo.
O projeto foi construído tendo como base o princípio da regionalização territorial, para isto teve o envolvimento do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e Turístico Nascentes do Rio Paraguai, este consorcio tem 12 municípios.
Rota das Águas 5 municípios fizeram parte deste processo, Curvelândia, Lambarí do Oeste, Rio Branco, Salto do Céu e Reserva do Cabaçal.
Roteiro de Turismo Rural na Agricultura Familiar 7 municípios fizeram parte deste processo, (Cáceres, Curvelândia, Lambarí do Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal e Mirassol do Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário