estrutura

12 de abril de 2011

SEGMENTOS TURÍSTICOS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

1.        Climático e Hidrotermal
O produto turístico é constituído pela qualidade terapêutica do clima, das águas e termas.
2.        Paisagístico
O produto é a paisagem, as características geográficas, ecológicas e mesológicas combinadas, constituem o principal fator de atração.
3.        Cultural
O produto essencial é o legado do homem em distintas épocas, representado a partir do patrimônio e acervo cultural.
4.        Religioso
Refere-se ao grande deslocamento de peregrinos (turistas), a centros religiosos, motivados pela fé em distintas crenças.
5.        Desportivo
É o deslocamento de turistas aficionados por esporte, que afluem a núcleos esportivos com calendário fixo de eventos. O principal produto turístico é o esporte.
6.        Folclórico e Artesanal
Refere-se à demanda especifica por áreas receptoras em que se realizam festividades de cultura popular, combinados na maioria das vezes com exposições e feiras de produtos artesanais e semimanufaturados.
7.        Científico
É o deslocamento de turistas potenciais que se dirigem a grandes centros universitários com manifesta atuação no setor de pesquisa e desenvolvimento.
8.        Empresarial ou de Negócios
Deslocamento de executivos que afluem aos grandes centros empresariais a fim de efetuarem transações e atividades profissionais e comerciais, empregando seu tempo livre no consumo de recreação e entretenimento desses grandes centros.
9.        Turismo de Eventos fixos, sazonais, de oportunidade e monotemáticos
Realização constante de calendários de eventos fixos como feiras, exposições e festas regionais e nacionais. Ex. Bienal do livro, Oktober Fest, Festa do Peão de Boiadeiro,...
10.     Turismo Sóciofamiliar
Deslocamento de turistas que têm, na visita a parentes e amigos a sua principal motivação de viagem, utilizando-se de meios de transporte rodoviários e hospedando-se na residência de seus familiares.
11.     Turismo da Terceira Idade
Tem como principal característica a não sazonalidade. Elege livremente seus períodos de viagem, em razão do tempo disponível, embora de limitada capacidade aquisitiva imposta por uma única fonte de rendimento – a aposentadoria.
12.     Turismo de Aventuras

Deslocamento de pessoas para espaços naturais, motivadas pela atração exercida pelo desconhecido e desejo de enfrentar situações de desafio físico e emocional.
13.     Turismo Étnico-Histórico-Cultural
Turistas nacionais e internacionais se deslocam centrados na motivação de suas origens étnicas locais e regionais, e também no legado histórico-cultural de sua ascendência comum.
14.     Turismo de Incentivos
Viagens programadas conferidas como prêmios e recompensas a funcionários de grandes empresas por merecimentos obtidos em seu desempenho profissional. Tais viagens associam-se freqüentemente a estágios para reciclagem e atualização, nos quais incluem-se programas culturais de recreação e lazer.
15.     Turismo Urbano
O turismo receptivo, em grandes cidades, é geralmente confundido com o lazer urbano. O que os diferencia é o referencial do agente, ou seja, para o visitante o roteiro da oferta diferencial urbana constitui a prática do turismo urbano; para o residente, esse mesmo roteiro assume o caráter de lazer urbano.
16.     Turismo Temático

Os espaços temáticos se ampliam em todo o planeta com instalações, serviços e equipamentos que reproduzem artificialmente diferenciais da natureza, da cultura, da tecnologia e das projeções futuristas, alem de ambientes de épocas da história conhecida. Ex: Disneyworld, Beto Carreiro World...
17.     Turismo Educacional
Consiste na organização de viagens culturais mediante o acompanhamento de professores especializados da própria instituição de ensino com programa de aulas e visitas a pontos históricos ou de interesse para o desenvolvimento educacional dos estudantes, estendendo-se agora aos estudos de ecossistemas e outros aspectos do meio ambiente.
18.     Turismo de Saúde
Caracteriza-se pelo deslocamento de pessoas com fins terápicos específicos e/ ou alternativos. Observa-se o crescente resgate e modernização das antigas estâncias hidrotermais que estão sendo reaparelhadas e estruturadas para adaptar-se as novas atividades ligadas às terapias holísticas.
19.     Turismo Esotérico ou Esoturismo

É o deslocamento de pessoas para visitar cidades ou lugares com egrégoras (concentrações de energia) facilitadoras de experiências e vivências internas/ externas. Ex: Machu Pichu, Alto Paraíso, Chapada Diamantina,...
20.     Turismo de Recreação e Entretenimento

Deslocamento de pessoas em roteiros não programados num raio nunca superior a 100 km de suas residências, em busca de lazer em atividades recreativas, como rodeios, pesca, parques temáticos,...
21.     Turismo Especializado para novos segmentos de consumo
Os grupos sociais que antes se isolavam da sociedade, hoje participam livre e espontaneamente do mercado turístico. Os GLBTs, vêm conquistando, no sistema de turismo, espaços próprios em complexos turísticos litorâneos e de montanha, para vivenciar experiências e fantasias comuns. Nesse turismo especializado podemos incluir os naturistas, naturalistas, portadores de deficiência física, e o turismo para singles.
22.     Turismo Habitacional
Imóveis particulares disponibilizados durante todo o ano para locações por intermédio de um pool imobiliário. Ou seja, o proprietário escolhe um determinado período do ano para sua ocupação; fora esse tempo, o imóvel ficará ofertado no pool. O pool funciona, na verdade, como uma oferta permanente de alojamento em que as unidades habitacionais terão diárias de tarifas correspondentes a um hotel de categoria três ou quatro estrelas.
23.     Turismo Hedonista
Fruição da viagem pelo prazer de viajar. O turista que pratica este tipo vivencia e introjeta no corpo e na mente todas as expressões do ambiente e das culturas visitadas.
24.     Turismo de Excentricidades
Este tipo aponta tendências de estabelecimento de fluxos específicos de turistas para locais determinados. Temos o turismo funerário, turismo espacial,...
25.     Agroturismo
A produção agropastoril representa a maior fonte de rendimento da propriedade, e o turismo é uma receita complementar, esta é a principal diferença entre o Agroturismo e o Turismo Rural. As pessoas que se deslocam a estes locais, podem ou não, viver a experiência da vida no campo, e participar da rotina diária dos afazeres domésticos ou produtivos da propriedade.
26.     Turismo Rural
Deslocamento de pessoas a espaços rurais, com ou sem pernoite para usufruir, dos cenários e instalações rurícolas. Possui características próprias quanto ao equipamento, que pode apresentar instalações em casas de antigas colônias, fazendas e casa de engenho, como em construções modernas, complexos turísticos e hotéis-fazendas.
27.     Turismo Ecológico
Conhecido como turismo da natureza e turismo verde. É o deslocamento de pessoas para espaços naturais, com ou sem equipamentos receptivos, motivados pelo desejo de fruição da natureza, observação passiva da flora e fauna, além daqueles que buscam uma observação interativa na prática de caminhadas, escalada, rafting, e outros esportes radicais.
28.     Ecoturismo
Deslocamento de pessoas a espaços naturais delimitados e protegidos pelo estado ou em parceria com associações locais e ONGs. Pressupõe sempre a utilização controlada da área com planejamento sustentável de seus recursos naturais e culturais, por meio de estudos de impacto ambiental, capacidade de carga, e monitoramento e avaliação constante.

fonte:  MARIO Beni (2001, p.422),

Veja abaixo o Conceito TRAF (Turismo Rural na Agricultura Familiar0
construido pela REDE TRAF e homologado pelo MDA e MTUr


Nenhum comentário:

Postar um comentário