8 de maio de 2011

Nobres - Mato Grosso - Brazil - Um Paraíso Ecológico - com Potencialidades para o Turismo Rural na Agricultura Familiar

Mapa de Localização de Nobres
 Flutuação Saloba
 Aquario Encantado
 Estivado
 Aquario Encantado
 Flutuação Saloba
 
 Mergulho no Saloba
 Lagoa Azul
 Mergulho no Saloba
 Construção de estrada acesso pelo Lago do Manso
 Cachoeira da Serra
Rio Triste
Mapa da Lagoa Azul

Perfil da Lagoa Azul

 

O Município de Nobres está à 140 km da Capital do Estado de Mato Grosso (Cuiabá), pela BR 163em uma área de transição de Cerrado para Amazônia, com vegetação monocromática por conta da seca e o céu límpido e as vezes esbranquiçado por causa das de algumas queimadas em período também das secas, clima: quente e úmido, temperatura média: 26ºC

As áreas verdes são contrastadas com as pastagem, plantação de soja, milho, milheto, algodão e vegetação de Cerrado em transição para mata Amazônica é muito comum se ver pelas estradas comitivas de boiadas e cavalos, e agricultres familiares com veículos, carroças,  cavalo,  bicicleta  e até caminhando com os seus  proprios pés é o cenário rural no município de Nobres que não difere de outras regiões de Mato Grosso.

A Mata com floresta de transição entre Cerrado e Amazônia é de uma beleza ímpar pela diversificação de rios, corregos, arvores, animais, pássaros e cheia de peculiaridades.

Nobres fica na região médio-norte do Estado do Mato Grosso, com formações calcárias, o que facilitou pela natureza a aparição de diversas cavernas, grutas e rios com águas salobas porém cristalinas, com a presença de diversas espécies de peixes e plantas, propicio para se fazer caminhadas em belas trilhas, praticar o mergulho e bem como outros esportes radicais e ou de aventura.

Muitos são as potencialidades e os recursos naturais que na linguagem do turismo denominamos de atrativos naturais, um deles é a Gruta da Lagoa Azul, localizada no Parque Estadual da Lagoa Azul, que desde o ano de 1996 quando o então Governador Dante de Oliveira esteve por lá, e vendo quanto era sensível aquele local, decretou o fechamento e criou o Parque Estadual da Lagoa Azul, e até hoje espera-se o plano de manejo para o uso e ocupação para o turismo.

O Local com formações geológicas impressionantes e um exuberante lago azul, habitando por bagres cegos, pitus, cascudos, lambaris e outros. Para os olhos mais apurados, dizem que é possível perceber que a lagoa tem o formato de mapa do Brasil, Mas é importante se esclarecer que devido à depredação que o lugar sofreu na década passada, é proibido entrar no local até que se complete o estudo de Uso e Ocupação (Plano de Manejo)

A 400 metros da entrada da Gruta da Lagoa Azul, fazendo divisa com o Parque Estadual,  pelas propriedades de agricultores familiaraes, pode-se seguir por trilhas em matas virgens até o rio Salobra, onde pode-se  nadar em meio a piraputangas, dourados e outros peixes. A água é temperada e cristalina, com coloração de um azul gratificante. Por ali circulam muitos macacos que descem das árvores para comer o milho que levam para eles pegam  de tudo o que dá para eles, fazendo uma farra! Na mesma região, pode-se ainda conhecer uma das nascentes do rio conhecido por Poço Encantado, com seis metros de profundidade.

Existem muitos outros atrativos em Nobres, como o Complexo da Cerquinha, distante 25 km da Lagoa Azul, que compreende cachoeiras, cânions e várias cavernas, que quando liberadas após plano de manejo  ser permitido entrar com guia e equipamentos apropriados – as principais cavernas são a do Cerquinha , o Duto do Quebó,Gruta da Pedra Grande e a Gruta São José. Hoje somente se entra nestas cavernas e grutas para estudos.

As cachoeiras também são parada obrigatória para quem vai a Nobres. Uma das principais é a do Tombador, uma queda de 70 metros localizada na região da Serra Caixa Furada, a apenas 5 km da cidade de Nobre. Em volta da cachoeira existe um caminho de pedras feito pelos bandeirantes que desbravaram o norte do Mato Grosso.

Para quem gosta de água, o passeio só vai ficar completo com um mergulho no Rio Estivado, a 10 km do Parque Estadual da Lagoa Azul, à margem da rodovia MT-241. A água, como em todo lugar por ali, é cristalina e repleta de peixes- piraputangas, lambaris e piaus- que nadam entre os turistas.

No caminho tanto de ida como de volta a Cuiabá, o nascer e o pro sol deixam o céu numa cor, vermelho - alaranjado, e a temperatura amena é um convite aos turistas para uma observação maravilhosa das paisagens, que revelam as grandes e lindas belezas do entorno da estrada no trecho de chão e até mesmo de asfalto.

Quando se fala e se descreve os recursos naturais do município de Nobres, é muito importante ressaltar que todos os (recursos naturais) ou atrativos naturais como se diz no turismo, estão em uma área de assentamento onde vivem mais de 500 agricultores familiares, ou seja, com exceção da Gruta da Lagoa Azul que está localizada em uma Reserva Estadual, os demais estão em propriedades particulares destes agricultores familiares – Assentados da reforma agrária – INCRA.

Nestes termos é muito importante que estes agricultores participem do processo de ocupação turística do assentamento – é um grande desafio para o poder público e privado quando do processo de desenvolvimento do turismo contemplem os moradores locais pois daí sim teremos a tão falada sustentabilidade.

O modelo do turismo de Nobres deve visualizar vários segmentos, o ecoturismo, turismo de aventura, gastronômico e o turismo rural na agricultura familiar, este último é o que mais se enquadra na características deste atores locais, que já tem como atividades econômicas a prática da agricultura, pecuária de leite, criação de pequenos animais, agroindústria (doces, rapaduras, farinhas, licores, compotas e outros), artesanatos.

O Turismo Rural na Agricultura Familiar, seria a interligação dos arranjos das cadeias produtivas da agricultura, pecuária e pequenos animais existentes ao processo do Turismo, inserindo os equipamentos e serviços turísticos de forma ordenada, organizada numa gestão compartilhada, com os setores público e privado.

Sem dúvida, quem conhece Nobres, sabe muito bem do que estou falando com a generosidade da natureza, criada por Deus e que está a nossa disposição para usar e preservar, a presença dos homens (agricultores familiares) na região de Bom Jardim, Cerquinha, e todo Quebó, o Turismo Segmentado é uma alternativa e o urismo Rural na Agricultura Familiar surge no âmbito das oportunidades.

*Elaboração: Geraldo Donizeti Lúcio


Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Nobres

End: Avenida Marechal Rondon 1056
Fone: (65) 3376-1668

Fotos: SEDTUR

Um comentário:

  1. Fico encantada com tanta beleza, e pensar que sou filha de nobres e com muito orgulho, ainda me lembro da minha infância quando ia pescar lambari com meu pai,nesse rio que hoje se tornou um ponto turistico de grande destaque.Parabens pela matéria que divulgou tudo de valioso que Nobres tem ...

    ResponderExcluir