A Cadeia Produtiva do Turismo demonstra um grau de abrangência do setor e quanto ele gera em renda, empregos e oportunidade de negócios.
A atividade turística é uma constante nas linhas de desenvolvimento econômico, social, cultural e ecológico, no que se referem às relações ambientais propostas por Beni (2001, p. 51) na descrição do Sistema de turismo e se coloca a frente das propostas de sustentabilidade e geração de emprego e renda em níveis municipais, estaduais e federais.
Pode-se constatar que o turismo desencadeia benefícios socioeconômicos e, ao mesmo tempo, efeitos colaterais maléficos quando não devidamente controlados.
O espaço físico onde ele se desenvolve é invariavelmente afetado.
Com base neste antagonismo Ruschmann (2002, p.141) afirma: Encontrar um equilíbrio entre os interesses econômicos que o turismo estimula e um desenvolvimento da atividade que preserve o meio ambiente não é tarefa fácil, principalmente porque o seu controle depende de critérios e valores subjetivos e de uma política ambiental e turística adequada.
O envolvimento da comunidade local é um dos fatores primordiais para que o turismo aconteça, de forma sustentável.
O envolvimento da sociedade no planejamento e na sua administração fará com que o turismo se desenvolva de forma a se enquadrar dentro dos princípios aceitos nas comunidades em que está sendo trabalhado.
Para que haja a interação entre comunidade local e o desenvolvimento do turismo sustentável, as partes envolvidas no processo devem interagir de forma a constituir uma base sólida, planejada, compromissadas com a qualidade no desenvolvimento do produto, para que as futuras gerações possam usufruir os recursos organizados e gerados, e ainda dê continuidade à produção de divisas para a localidade.
É preciso desenvolver ações e estratégias coletivas que consideram a especificidade de cada município e sejam dirigidas ao mercado competitivo, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, haja vista a Cadeia Produtiva do turismo demonstrando o grau de abrangência do turismo o quanto ele gera renda, empregos e oportunidade de negócios.
Artigo: Geraldo Lúcio
Nenhum comentário:
Postar um comentário