13 de maio de 2011

Jacaré em cativeiro também é atração de Turismo Rural



Por ocasião da realização do 31º FIP – de Cáceres - MT No dia 14 de maio de 2011, eu (Geraldo Lúcio) e os colegas técnicos – Leila Souza Cunha, da SEDTUR e Demilim Simeão(IFMT), estivemos visitando o primeiro criatório comercial de jacarés do Brasil, que vem atuando desde na região desde o ano de 1990, a Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan) que ao abrir para o turismo recebeu um nome muito charmoso – “Casa dos Jacaré”, iste é um motivo turístico e que desperta o interesse de muitas pessoas que querem ver e fotografar a casa e a vida dos jacarés criados em cativeiro.

Na visita técnica pudemos observar que o projeto da “Coocrijapan – Casa dos Jacarés”, respeita o meio ambiente e combate à caça predatória indiscriminada, gera emprego e renda às comunidades envolvidas

A carne de jacaré está no mercado local de forma in’natura e já beneficiada nos restaurantes de Cáceres e de todo o estado de Mato Grosso e outros do país, sua carne é nobre e exótica, tem baixa concentração de calorias e gorduras, além de ser rica em proteína e sais minerais.

A comercialização fora do estado está concentrada nos estados de São Paulo, Goiânia, Minas Gerais e Brasília.

Na Coocrijapan – Casa dos Jacarés o processo com os jacarés inicia-se na coleta dos ovos, criação, abate, cortes, beneficiamento e vai até a comercialização tudo realizado de forma sustentavelmente pensado, planejado e executado.

O jacaré tem 100% de aproveitamento: na alimentação, artesanato decorativo e vestuário (calçados, bolsas e acessórios).

A cooperativa Coogrijapan – Casa dos Jacarés, desenvolve um trabalho que tem uma constante fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A cooperativa faz a coleta controlada, de 40% de ovos nos ninhos de 13 fazendas no Pantanal Mato-grossense . São cerca de 60 mil animais em cativeiro, 3.000 mil animais abatidos por mês e média de comercialização de 8 a 10 toneladas por mês.

A carne de jacaré tem nove cortes funcionais: a carcaça do jacaré inteiro (limpo e sem pele, muito utilizado em churrascarias), a ponta de cauda, filé de cauda, filé de lombo, filé de dorso, filé mignon, aparas, coxa, iscas e sobre coxas.

Outros produtos já disponíveis no mercado são as linguiças do tipo apimentada e com ervas finas.

Você pode encontrar disponíveis pelo site:

Elaborado: Geraldo Lúcio


Fonte: site: www.coocrijapan.com.br
www.coocrijapan.com.br, vinte e cinco receitas testadas, desde as mais simples para o dia a dia até sofisticadas elaboradas por grandes chefes de cozinha.

Na Coocrijapan – Casa dos jacarés a cadeia produtiva como o jacaré, deu certo e serve de estímulo para que outras cadeias de animais silvestres sejam trabalhadas, com a agregação do Turismo Rural, em que os visitante podem ter um contato direto com os animais na sede na Casa dos Jacarés e conhecer todo o projeto fecha se a cadeia com grande estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário