Moraes (2002 p.19) afirma que as empresas e os consumidores estão buscando novos caminhos para integrar o mercado turístico, e o que se observa é a segmentação como um dos caminhos escolhidos, destacando-se como ferramenta mais importante, a informação a respeito do cliente.
O turismo tem se mostrado uma atividade tão complexa que, a cada momento surgem novos segmentos de acordo com as necessidades do mercado, novas atrações e definições, além das mudanças tecnológicas que influenciam direta ou indiretamente no mercado turístico.
Existem diferenças do tempo livre de lazer, segundo Barretto (1995, p. 63) as pessoas não precisam necessariamente praticar o lazer durante seu tempo livre, podem ocupar-se com cursos, atividades políticas, filantrópicas entre outras.
As pessoas em geral, resolvem o que fazer em dependência de:
Tempo total disponível;
Dinheiro disponível;
Background cultural;
Ramo de atividade profissional;
Conceitos de como utilizar o tempo livre;
Valores;
Local de residência;
Sexo e idade;
Situação familiar (poder decisório para cada membro da família);
Motivações psicológicas diversas;
Pressões externas (propaganda, amigos).
A segmentação enfatiza o mercado com o qual se quer trabalhar e não o setor da atividade turística, os canais de divulgação ou os produtos.
É uma estratégia que visa buscar novas experiências dentro da atividade, apresentando formas de como trabalhar o turismo em determinados setores.
Elaboração: Geraldo lúcio
Nenhum comentário:
Postar um comentário