estrutura

4 de junho de 2011

Barão do Melgaço, município do Pantanal Matogrossense busca projetos de Turismo Rural na Agricultura Familiar









No dia 03 de junho de 2011, estive visitando como técnico da SEDTUR, o município de Barão do Melgaço, à 100 Km de Cuiabá, é um dos portões de entrada do Pantanal Matogrossense, onde apenas 3% do seu território é de terras secas os demais é composto por planície alagada - com muitos rios, riachos, córregos, corixos, Baías Grandes como: Cacororé, Sinhã Mariana e bem proximo da cidade a Baia do Recreio, ao chegar perto da cidade me deparei com um Portico de Entrada e que será também Centro de Atendimento ao Turista, a obra ainda está em andamento, mas pelo que vi logo, logo estaremos vendo a sua inauguração,
Quem articulou a visita junto a SEDTUR, foi om Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Barão, Luciano que provocou um contatdo logo de imediato com o prefeito municipal, Marcelo e uma reunião com o Secretário de Agricultura Joelson Dias , o Gerente de Turismo Francisco de Assis e outro colaborador Sr. Mavenil Nunes.

Foi muito interessante saber que embora com pouca terra agricultável, tem agricultores familiares em dois assentamentos e comunidades tradicionais, que cultivam mandioca, milho, hortaliças, frutas, criam animais como: bovinos de corte e leite, suinos, aves e abelhas.

O forte do município é a pesca e os pescadores ribeirinhos estão organizados numa Colônia de Pescadores e são orientados quanto a pescar com sustentabilidade.

Alguns projetos já acontecem no município como o dos Guardiões do Pantanal, através da Secretaria de Estado de Trabalho e Cidadania com demais perceiros, Turismo com Base Local, Campeonato Estadual de Pesca e Caminhadas na Natureza, estes dois realizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo.


Na reunião eu pude contextualizar o Turismo Rural na Agricultura Familiar no Brasil e em Mato Grosso, e lancei a proposta de trabalharmos o município como um todo enfocando produtos integrados nos assentamentos existentes e nas comunidades tradicionais, aproveitando  o modo de produção atual da agricultura, agro-indústria, artesanato, pesca profissional, cultura, gastronomia, aliados ao modo de vida do Pantaneiro,

Após a reunião que ocorreu na prefeitura municipal, saímos para conhecer o meio rural de Barão, e realizar o reconhecimento da Trilha em que será realizada a Caminhada na Natureza do município, a referida trilha será no entorno da Baia do Recreio e terá em seu trajeto umcenário muito bonito, além da Baia, processo de produção de aminais, lavouras, fabrica de rapaduras, de farinhas, o antigo colégio agrícola enfim será muito legal o percurso.

O almoço em Barão dispensa comentários, mas sem falar e já falando, no restaurante  Peixe Vivo, do Nei, pude saborear juntamente com o meu amigo Luciano uma bela peixada, com tudo o que se tem direito até limão e pimenta.

Na visita também pude conhecer o Sr.José Antônio, morador antigo do Lugarejo denominado São Pedro de Joselândia, ele se identificou como agente de segurança do local, mas pude constatar que se trata de uma pessoa muito bem instruida em se falando em censo comum e conhecimento popular. o homem me deu uma aula alí na rua de Barão sobre as ciência do Pantanal de Barão.

 Fotos tiradas por mim e pelo Luciano



Nenhum comentário:

Postar um comentário