7 de junho de 2011

Deus X Homem X Natureza X Ambiente = Sustentabilidade

 Foto papel de parede - Fausto Aparecido Pereira
 Foto papel de parede - Fausto Aparecido Pereira
 Foto Lago do Manso SEDTUR
 
 Foto  Pantanal SEDTUR
Foto Vitória Régia - Pantanal de Cáceres SEDTUR

A Terra está sofrendo pelas ações do homem sobre ela

Onde está o céu azul, já se acinzentou

Onde está a arvore, o homem já a derrubou

Onde estão os rios. Que não existem mais

E qual o destino dos pobres animais

A natureza revela a face de Deus

E os Firmamentos anunciam as Obras de Suas mãos
                                           *(música Luiz Claudio Parra – CD Fogo do Céu – Banda Vida e Voz)




O Estado de Mato Grosso é privilegiado,  pois tem 03 Ecossistemas - Pantanal, Cerrado e Amazônia, como se não bastasse,  possuem também 03 Bacias Hidrográficas, Amazônca, Araguaia/Tocantins e a do Paraguai, no entanto observa-se que os  rios de uma maneira geral estão  diminuindo em seus cursos de águas e  em alguns casos até secando, o que impedindo o transporte de pessoas e bens, feito por embarcações, diminuido os recursos pesqueiros e a vida aquática e subaquática, já se observa  a escassez de águas potáveis em mananciais naturais,  este fenômeno tem contribuido para com o aparecimento das  águas minerais engarrafadas  fator que tem aumentado em todo o país e com prática de preços variados.

Muitos Estados e municípios no Brasil que têm sua economia baseada no turismo tem enfrentado dificuldades no verão por causa de grandes períodos de estiagens ou quando não com vários dias seguidos, sem interrupção, de chuvas, quando o normal são semanas seguidas de sol, com pancadas de chuvas, o curso da natureza tem sido alterado.
E Mato Grosso por exemplo em um passado remoto, tínhamos bem definido o período das secas e o das águas,  a temperatura alta, (chegando a mais de 40 graus),  que ainda hoje se observa, o era  e é um destaque a parte, mas isto tem mudado, pois, durante o ano já pode se observar períodos de frio que duram de 3 a 5 dias que acorrem por várias vezes o que não era normal, enfim, os cursos da natureza tem sido alterados.

Estas ações e reações têm ocorrido na natureza em função da interferência do homem no curso normal.

A fúria do furacão Katrina, O "tsunami", as enchentes em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina no Rio de Janeiro nos últimos anos, o epicentro no Japão, as mudanças climáticas pelo mundo e muitos outros eventos catrastóficos.

A emissão de metano e gás carbônico lançados na atmosfera por processos naturais e também pela ação do homem, a mudança do clima devido ao aquecimento global.

Alguns biólogos temem que, mantido o atual quadro e o descaso para com o meio ambiente, poderemos em breve ter a extinção em massa, com o desaparecimento de dois terços das espécies animais e vegetais.

A Natureza portanto, está sofrendo e geme com dores de parto, mas muitos de nós agimos como se não tivéssemos culpa alguma, alguns chegam até a dizer “ isto não é comigo”.

Existem hoje 6,5 bilhões de pessoas na terra, que dependem dos recursos naturais, a sustentabilidade do planeta depende de cada um de nós – Usar intensamente, combinando os fatores racionalmente é o mínimo que devemos fazer, para que possamos ter um mundo melhor e podermos não só contar histórias, mas mostrar para os nossos futuros descendentes que a natureza existe, que é bela e que Deus a criou e nos colocou como gestor, administrador e usuários até o fim de nossos dias aqui.


Perguntas que nunca irão se calar,  o que  o homem na sua limitação  pode fazer ?



. Para que as incidencias das  chuvas sejam normais?

. Para que os rios e riachos não sequem?

· Para que o efeito estufa seja suavizado?

. Para que a temperatura não aumente?

· Para que o nível dos  rios e mares não subam?

· Para que espécies animais e vegetais não sejam extintas?

· Para ser feliz?



"Os céus declaram a glória de Deus;
o firmamento proclama a obra das suas mãos"
(Salmo 19.1).


Elaborado: Geraldo lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário