Após um processo de trabalhos de formatação de Produtos Associados ao Turismo realizados pelo Ministério do Turismo, ACG-Associação de Culturas Gerais e SEBRAE, foi realizado no dia 14 de junho um Café Seminário em Cuiabá onde os organizadores e parceiros puderam conhecer o projeto,(Produção Associada ao Turismo de Livramento) o prefeito Zelinho de Livramento, a Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo Teté Bezerra, vários operadores e Agentes de Turismo, estiveram presentes além de técnicos da SEDTUR, do SEBRAE, secretários municipais, operadores e agentes de turísmo.
Teté Bezerra falou da importância deste projeto para o turismo da região em se falando de Copa 2014, o prefeito de livramento deu boas vindas ao participantes do Café Seminário e convidou a todos para conhecerem o projeto in'loco no dia 15 de junho.
Geraldo Lúcio
Secr. Teté Bezerra Falando no Centro
Prefeito falando e o Agente local Eduardo
Eduardo, Marilia Falcão Consultora da ACG, Primeira Dama e Prefeito de Livramento Secr. Teté Bezerra
Marília Falcão, Simone e Teté Bezerra
Apresentação do Grupo Bacurí
Marília Falcão da ACG falando
Geraldo Lúcio, Eduardo, Marilia Falcão Consultora da ACG, Primeira Dama e Prefeito de Livramento Secr. Teté Bezerra
REALIZAÇÃO DA VISITA IN' LOCO, NO PROJETO - PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO DE LIVRAMENTO
No dia 15 de junho foi realizada uma visita que foi programada para Operadores e Agentes de Turismo, estiveram presentes além dos técnicos da SEDTUR, do SEBRAE, os secretários municipais.
Confiram abaixo como se deu a visita no Projeto
O Roteiro, inicia-se antes de chagar na cidade no restaurante Flecha de ouro, onde o visitante pode degustar, bolos de arroz, queijo, acompanhado de um delicioso e gelado caldo de cana que segundo o proprietário é único na região, no local tem também artesanato e produtos da agroindústria local.
No Pórtico de Entrada da Cidade o prefeito recepcionou todos os participantes,o objetivo desta visita que no mundo do turismo se denomina Fantur, foi de mostrar este produto a sociedade e a partir daí se ter um processo de venda como produto turístico.
Em seguida o roteiro segue para o Pórtico de entrada da Cidade de Livramento, que é um local ideal para se fazer fotos, nas gigantes Araras, Tucanos,Tuiuu confeccionados para esta finalidade, no Centro de Atendimento o (visitante) Turista recebe informações sobre o município e pode comprar produtos da agricultura familiar, artesanatos, doces e outros Souvenier.
A Casa de São Benedito é uma casa histórica que abriga peças sacras, fotografias, é o local que se realiza a festa do São Benedito, com danças típicas, gastronomia e venda de produtos
A casa da Cultura foi construída no século XXIX e é um local apropriado para quem quer conhecer um pouco da história e da cultura do município.
O Relógio Fonte Pública, o poço do relógio é mais conhecido a Fonte Pública foi idealizada, projetado e executado pelo Feri Salvador Rouquete, um Francês que dedicou mais de trinta anos da sua vida a causa do povo pobre de Livramento. Sua inauguração se deu no ano de 1945.
A Igreja Católica de Nossa Senhora do Livramento, A construção da primeira Igreja do Município remonta a terceira década do século XVIII, em cocais. A segunda capela, esta foi construída no final do século XVIII, mesmo local onde atualmente se encontra a Igreja Matriz da cidade, no novo arraial denominado Livramento. Em 28 de Agosto de 1835, é fundada a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento.
Espaço Papa Banana, Idealizado para ser uma referência para comercialização de pratos típicos e outras iguarias da culinária regional.
Comunidade Rural Quilombolas – Comunidade Mutuca – Geograficamente o complexo Quilombolas Mata Cavalos está localizado no município de Nossa Senhora do Livramento, a seis km da sede. E cerca de 55 km de Cuiabá Estado de Mato Grosso. A área do Mata Cavalos é em sistema de Sesmaria (Boa Vida).
No local o visitante (turista) poderá encontrar artesanatos, danças, comidas, sistema de produção da Agricultura Familiar, Agroindústria e outros típicos de Quilombolas.
Todo processo descrito consta no Projeto de Produção Associada ao Turismo do Município de Nossa Senhora do Livramento, o desafio agora é de que este seja realmente um produto turístico que venha atender a oferta e a demanda turística de Mato Grosso.
Eu como sou, Amante, Articulador, Gestor e Especialista em Turismo Rural, faço a minha análise pessoal a este Projeto, como sendo autêntico de Turismo Rural na Agricultura Familiar .
A Produção Associada ao Turismo, O Turismo com Base Local, o Turismo Solidário, o Turismo Inclusivo, quando ocorre no âmbito do meio rural, como é o caso destes em comunidade Quilombola, onde o visitante (turista), pode encontrar, vivencia e ou adiquirir produtos de artesanatos, danças, comidas, sistema de produção da Agricultura Familiar, Agroindústria e outros típicos do meio rural, para mim tudo isto é o Turismo Rural Acontecendo com todos os seus insumos e fatores.
A Produção Associada ao Turismo, O Turismo com Base Local, o Turismo Solidário, o Turismo Inclusivo, quando ocorre no âmbito do meio rural, como é o caso destes em comunidade Quilombola, onde o visitante (turista), pode encontrar, vivencia e ou adiquirir produtos de artesanatos, danças, comidas, sistema de produção da Agricultura Familiar, Agroindústria e outros típicos do meio rural, para mim tudo isto é o Turismo Rural Acontecendo com todos os seus insumos e fatores.
Abaixo vejam uma grande quantidade de fotografias (Geraldo Lúcio) e procure identificá-las com o descritivo desta matéria.
AGUARDEM MAIS FOTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário