11 de junho de 2011

Os problemas sócio-ambientais tem surgido como ameaçadores à sobrevivência da vida na Terra, são fenômenos que têm aparecido no mundo todo alguns até que relativamente novos para a sociedade.





O ser humano gradativamente tem se se distanciado da natureza na sua essência de respeito aos valores e passou a encará-la, não mais como um todo com o foco de sustentabilidade e equilíbrio.

A natureza vista de forma sustentável aparece com uma gama de recursos e fatores disponíveis, capazes de serem transformados em bens consumíveis, ultimamente com ao passar dos anos e nas muitas décadas pudemos observar os muitos efeitos e sintomas que indicavam que este modelo não era sustentável.

Os ambientes naturais são finitos consequentemente insuficientes para atenderem as demandas crescentes de alimentos das sociedades de consumo.

O ilusório bem-estar sedutor e do consumo, só é privilégio uma pequena parcela da população humana, a grande maioria ainda luta para sobreviver, com suas produções e aquisições de subsistência e enfrentando, os problemas ambientais do modelo econômico consumista imposto pelo sistema.

O ser humano depende do todo para sua sobrevivência neste planeta. E tem esta consciência, o homem tem em suas mãos o poder de intervir benéfica ou maleficamente na natureza atuando na transformação do meio ambiente.

A educação ambiental é um processo em que a sociedade cria uma consciência sustentável surge no âmbito de uma nova forma do homem encarar o seu papel de responsabilidade para o futuro do mundo e da humanidade.

É bastante subversiva, e na medida em que parte de reflexões mais aprofundadas, na busca de soluções que possam alterar ou subvertem a ordem vigente, propõe novos modelos de relacionamentos mais equilibrado com os ambientes de natureza e cultura.

Com uma visão holística e sistêmica, a educação ambiental adota posturas de integração e participação, onde cada indivíduo é estimulado a exercitar plenamente sua cidadania, quebrando os paradigmas, conhecendo e exercitando novos valores éticos.

A educação ambiental é o despertar de uma nova consciência solidária, é com a visão do global e com um desejo de colaborar para um mundo melhor, integrar conhecimentos, valores e capacidades que podem levar os comportamentos condizentes com este novo pensar.

Em um mundo mais ético, todas as espécies têm direito à vida e as relações humanas são mais justas, apesar de sua importância ser largamente reconhecida, a educação ambiental no Brasil conta com poucos recursos didáticos e um número muito pequeno de pessoas comprometidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário