Sempre quando se fala em Programas, Projetos e Ações, referentes a Copa do Pantanal – 2014, e benefícios para a população mato-grossense a minha maior preocupação era com a Agricultura Familiar, mas após ter participado do ato de lançamento do Programa Copa em Ação, hoje estou um pouco mais tranqüilo pois presenciei o Governador do Estado Silval Barbosa, a primeira-dama e secretária da Setas, Roseli Barbosa e o Presidente da FAMATO, fazerem pronunciamento e assinarem o termo de parcerias para 800 vagas em qualificação e capacitação aos Agricultores que com certeza irá contemplar o Turismo Rural, o município de Cuiabá e o seu entorno tem uma grande potencialidade para o desenvolvimento desta atividade, o Ministério do Turismo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, tem aberto editais e chamadas públicas para projetos que contemplem estas atividades e o estado não poderia deixar de apresentar propostas aos agricultores familiar que com certeza darão o retorno e em 2014 teremos vários Roteiros de Turismo Rural, no estado principalmente no entorno de Cuiabá
O Programa Copa em Ação, foi lançado hoje, (dia 26 de julho de 2011) terça-feira, pelo Governo do de Mato Grosso às 9 horas, o lançamento ocorreu no Salão Nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás.
Este programa será desenvolvido numa parceria entre a Agecopa e da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas),
O objetivo do Programa é de inserir a população mato-grossense no processo de desenvolvimento do estado em função da Copa do Mundo de 2014.
No lançamento da ação governamental, estiveram presentes o governador Silval Barbosa, a primeira-dama e secretária da Setas, Roseli Barbosa, o presidente da Agecopa, Eder Moraes, Secretário da SINFRA Arnaldo, Presidente do COMEC - Oscemário F. Daltro, representante da SEDTUR, da UCAMB, UCAM, dentre outras autoridades.
O programa Copa em Ação é mais uma iniciativa do Governo do Estado com o foco na melhoria da qualidade de vida da nossa população.
Com esta ação, o legado da Copa não ficará restrito às obras estruturantes. O nosso maior objetivo é oportunizar aos mato-grossenses condições para melhora de sua qualidade de vida, assim como dos familiares, e a qualificação profissional é um desses instrumentos de transformação social", destacou a secretária da Setas, Roseli Barbosa.
Com o aporte inicial de R$ 10 milhões, o Copa em Ação terá três eixos de atuação:
· Promover a qualificação profissional, tanto da população mato-grossense que está fora do mercado de trabalho, como também para os já empregados como forma de requalificá-los;
· Fomentar o microempreendedorismo, por meio do programa Microcrédito a Juro Zero
· Fortalecer o atendimento ao cidadão, com a expansão dos serviços prestados pelo Sine Estadual.
O termo de parcerias para realização do Programa Copa em ação (Qualificação e Capacitação) foi assinado no evento e ficou assim definido:
FAMATO – 800 vagas em Agricultura Familiar
FIEMT – 500 vagas em construção civil
SENAC – 500 vagas em comércio e serviços
MICROLINS – 1000 vagas em informática
AMM – 200 vagas para jovens em construção civil
FIENTEC
UCAM
UCAMB
Neste processo, caberá a Agecopa realizar o repasse dos recursos já assegurados no orçamento e a Setas a execução do projeto.
Milhares de pessoas serão qualificadas, o que ampliará as oportunidades no mercado de trabalho para a Copa do Mundo e também para o pós-Copa.
Um dos principais legados que este evento "Mundial" irá deixar para a população mato-grossense, além das infra-estruturas que as vezes são questionáveis, será o fortalecendo do Setor Turístico
Nenhum comentário:
Postar um comentário