estrutura

22 de julho de 2011

Confiram mensagem do Airton Violento, Presidente da Anda Brasil e integrante da REDE TRAF, após reunião da Rede no 6º Salão de Turismo


Foto do Violento

 
Caros,

Quero manifestar minha satisfação e orgulho de fazer parte da REDE TRAF, essa articulação nacional com tantas ideias e trabalhos desenvolvidos com sucesso em todo território nacional.

Parece estranho ?

Posso explicar: Depois das reuniões da REDE no Rio de Janeiro e no Salão do Turismo tenho certeza que estamos trabalhando com pessoas convictas de seus ideais e conscientes das suas propostas. Sem medo de olhar para trás.

Ao longo dos últimos anos estamos, todos nós da REDE, construindo propostas para a valorização da tão falada multifuncionalidade da Agricultura Familiar com foco no turismo e com muito pouco apoio das Politicas Publicas, que ainda, por questões diversas questionam o valor do nosso trabalho.

Particularmente acho até procedente e justo tal questionamento.
O direito de discordar é um direito cidadão e amplo na democracia.
Eu mesmo, também questiono os programas e recursos atualmente distribuídos pelos ministérios em algumas políticas, que não trazem em si próprio um retorno condizente aos investimentos.
Assim como também discordo da legitimidade de entidades que existem só no papel ou mesmo outras formadas por meia dúzia de entidades privadas, que fazem parte da nossa instância maior de representação, o CNT.

Mas defender o diferencial TRAF e entender ?

A atividade turística que ocorre na unidade de produção dos agricultores familiares que mantêm as atividades econômicas típicas da agricultura familiar, dispostos a valorizar, respeitar e compartilhar seu modo de vida, o patrimônio cultural e natural, ofertando produtos e serviços de qualidade e proporcionando bem estar aos envolvidos?.


Conceito construído coletivamente por muito de nós.


O que parece tão simples aos olhos (e ouvidos) não é fácil de ser internalizado.

Se não é fácil entender propostas simples de inclusão como ?
Pais rico é pais sem pobreza?
Muito mais difícil é defender interesses que tragam implícito a igualdade social e mais ainda transformar palavras em ação.

Salve a diversidade brasileira !

Só sei, que temos que continuar trabalhando nossos projetos e programas, nossas crenças e verdades para contribuirmos com uma Brasil mais igual para todos.



Abraços

Airton Violento
Presidente da ANDA BRASIL
e Articulador da REDE TRAF - RJ

Um comentário:

  1. Caro Airton, o Walking Rio 2013 - Caminhada na Zona Sul será cancelada, neste dia de hoje? Aguardo sua resposta para me dirigir ao local de partida.

    ResponderExcluir