8 de julho de 2011

Conheçam um pouco sobre a Comunidade São Gonçalo Beira Rio - Cuiabá - Mato Grosso


De localização estratégica, à margem esquerda do rio Cuiabá, o primeiro povoado só veio a se concretizar com a descoberta das minas do Coxipó do Ouro, em meados de 1719, sendo denominado de Arraial de São Gonçalo Beira Rio, também onde foi lavrada a ata de fundação da cidade de Cuiabá, fica no bairro Coxipó e é forte em produtos artesanais de cerâmica. “são pratos, travessas para peixes e objetos decorativos com a argila do Rio Cuiabá, mas sem apoio quase não vendiam seus produto”, explica Dona Alice, presidente da Associação de Ceramistas de São Gonçalo Beira Rio, que mora na comunidade desde que nasceu, há 63 anos e se dedica a ao artesanato desde os dez anos de idade, na comunidade, tem uma s “lojas denominada São Gonçalo” onde o turista pode adquirir os produtos diretamente das mãos das artesãs, degustar um peixe a moda cuiabana e vivenciar a vida dos ribeirinhos e participar de eventos corporativos e alavancadores.

A menos de 10 anos as ceramistas estavam desarticuladas existiam umas 3 ou quatro desenvolvendo suas atividades, com o apóio do Governo e outros parceiros, hoje, são13 ceramistas trabalhando na associação uma das artesa chegou até a comercializar para a Tok Stock, que revendia os produto para todo o Brasil”.

Com relação aos restaurantes (Peixarias) aconteceu o mesmo processo de 3 a 4 existentes neste universo de tempo (10 anos) hoje são 18 que abertos de terça a domingo atendendo os cliente- visitantes.turistas.

Os eventos anuais Festa do Peixe, Festa da Cerâmista, Fesa do Pescador, Festa do São Gonçalo e Festival de Pesca, recebem cada um mais de 40 mil pessoas circulantes

Outro grande atrativo destas comunidades é o Siriri e o Cururu. A primeira delas é uma dança coreografada comumente por mulheres em roda ou enfileiradas, batendo pés e mãos e respondendo ao grupo de tocadores de viola-de-cocho, ganzá e mocho. O Cururu já é um canto religioso, feito para as festas de santos, e caracterizado por um ritmo marcado pelo dedilhado da viola-de-cocho, com poucas notas e muita repetição. O Cururu é executado somente por homens, que se desafiam várias vezes na execução da música.

Essas duas manifestações, ainda vivas na maioria das comunidades da Baixada Cuiabana, se encontram anualmente no Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá, e os grupos de São Gonçalo Beira Rio são destaques neste evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário