estrutura

31 de julho de 2011

Mato Grosso ganha Manual do Guia de Turismo


Especialista em turismo de Mato Grosso, Leila Cristina de Souza Cunha


 
Pioneira no setor, obra reúne referências teóricas e práticas para o turismo em áreas naturais

A obra certa, no lugar certo, na hora certa. Assim pode ser definido o “Manual do Guia de Turismo”, que será lançado em Cuiabá, no próximo dia 9 (terça-feira), às 19h30.

Organizado por uma das maiores especialistas em turismo de Mato Grosso, Leila Cristina de Souza Cunha, o manual reúne referências teóricas e práticas para o turismo em áreas naturais. O público-alvo é formado por guias profissionais, porém a obra ganha mais relevância num momento em que o estado se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014.

Editado pela Central de Texto, o manual vem preencher uma lacuna na formação dos profissionais do setor, na opinião de Leila Cristina, técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá. Atuando na área de ensino desde 1983, ela constatou que o material de apoio tinha referências apenas de guias de turismo urbanos.

“Como o grande potencial turístico de Mato Grosso é pura natureza, procurei organizar este livro com textos selecionados de diversas origens e autores, e de colaboradores, tendo como objetivo auxiliar os profissionais Guias de Turismo a acompanhar os turistas em suas visitas e itinerários de viagens, dando-lhes explicações sobre os espaços turísticos de nosso Estado”, afirma.

Teoria e prática - O manual aborda a prática do guia em vários segmentos: o ecoturismo, o turismo de história natural, o turismo de pesca e o turismo de aventura. O texto sobre Turismo de história natural é assinado por Ricardo Viegas Casarin, profissional especializado em observação de aves (birdwatching), que aborda também o tema do guiamento de fotógrafos de natureza/vida selvagem – outro segmento turístico de grande potencial em Mato Grosso devido à imensa diversidade de fauna e flora nos três biomas (Amazônia, Cerrado e Pantanal).

Outra colaboradora é a turismóloga e guia de turismo especializada em atrativos naturais Angela Carrión Carracedo, que assina um texto sobre Excursionismo de mínimo impacto. Ela aborda questões de conduta e temas como planejamento, alimentação e saneamento, entre outros que merecem a atenção dos profissionais quando se pratica turismo em áreas naturais.

Ao longo de 140 páginas, o leitor vai encontrar dicas úteis, a legislação do guia de turismo, um glossário com siglas e expressões mais usados no meio turístico, e várias informações e recomendações que podem fazer a diferença num mercado de trabalho em crescimento e cada vez mais exigente. Os textos e quadros são apresentados de forma prática e didática num manual que tem tudo para se tornar um item obrigatório na bagagem de guias e apaixonados por turismo em geral.

Segundo Leila Cristina, estimativas no Documento Referencial Turismo no Brasil 2011/2014 apontam para consolidação do turismo como produto de consumo do brasileiro, com aumento no número de desembarques domésticos e na geração de empregos formais e informais, além de incremento na entrada de divisas internacionais em função da Copa do Mundo. O fato de Cuiabá ter sido escolhida como uma das subsedes atrai investimentos de quase R$ 1,5 bilhão de modo a preparar a capital mato-grossense para o grande evento. Tudo isso só reforça a necessidade de os mato-grossenses encararem o turismo com mais profissionalismo.

Sobre a autora – Bacharel em Turismo, Leila Cristina de Souza Cunha está envolvida com a área desde 1979, quando iniciou sua graduação na Faculdade Niteroiense de Educação, Letras e Turismo (Uniplinio-RJ). Ingressou no mercado de trabalho em 1983, na Agência de Turismo Cuiabá Tur e, em seguida, atuou no Órgão Oficial de Turismo de Mato Grosso – Turimat. Como técnica, participou de vários encontros na Embratur referentes à formação do profissional Guia de Turismo. Em 1993, começou a lecionar no curso técnico de Turismo da ETF-MT (hoje IFMT– Campus Cuiabá), que já tinha em seu currículo a formação do Guia de Turismo Regional de Mato Grosso.

Na avaliação do coordenador da Área de Turismo e Hospitalidade do IFMT, professor Dêmili Fabiano Simeão, o “Manual do Guia de Turismo” é “referência obrigatória” para os cursos de formação de guias de todo País e é um trabalho pioneiro no mercado de Guiamento. “Além do trabalho pertinente à formação, esta obra apresenta, de forma ágil e inteligente, as questões éticas, comportamentais e, principalmente, as obrigações, direitos e deveres no exercício da profissão”, afirma.

Serviço

O que: Lançamento do “Manual do Guia de Turismo – referências teóricas e práticas para o turismo em áreas naturais” (Central de Texto), organizado por Leila Cristina de Souza Cunha


Quando: dia 9 de agosto (terça-feira), às 19h30

Onde: Jardim do Sesc Arsenal – Rua 13 de Junho, s/nº - Centro Sul - Cuiabá

Mais informações: Central de Texto – (65) 3624-5294/


Fonte: Maricelle Lima - Assessoria Sedtur

Nenhum comentário:

Postar um comentário