22 de agosto de 2011

Comunidade Morro Cortado também é visitada pela SEDTUR e MOB/IBAM


































A exemplo do que ocorreu na Comunidade Céu Azul, nesta sexta feira dia 19 e Agosto eu (Geraldo Lúcio) Ana Carolina do MOB/IBAM e Filinto Prof. aposentado da UFMT, estivemos também visitando comunidade Quilombola Morro Cortado  na região da Morraria, para conhecimentos e análise de projetos propostos de Turismo Rural, Turismo com Base Local, Turismo com Base Comunitária e Produção Associada ao Turismo.

Na Comunidade Quilombolas do Morro Cortado os produtores sobrevivem do cultivo e do beneficiamento da banana, da cana de açúcar, da mandioca, onde produzem a farinha, doces, banana frita, cachaça, rapadura, a produção primária é para sobrevivência e comercializam o excedente da produção.

O sítio Mineiro de propriedade da Zilair, se destaca na região com um alambique que é o carro chefe da propriedade onde se produz uma cachaça de boa qualidade que é comercializada na própria propriedade e em outros municípios da região do Vale do Rio Cuiabá, neste sítio produz também derivados da banana com especialidade na banana frita (chips)

A produção da cana e banana é da própria propriedade que trabalha em regime familiar e gera de 04 a 06 empregos diretos.

A comunidade Morro Cortado tem cerca de 15 famílias de Quilombolas que sobrevivem da Agricultura Familiar, na comunidade tem um poço natural de água corrente em que denominaram de Piscinão do Morro Cortado e segundo Zilair nos finais de semana vem gente de Cuiabá. Várzea Grande e de toda região da Morraria tomar banho no Piscinão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário