Com o objeto de conhecer melhor a Comunidade Campina de Pedra, no dia 19 de agosto de 2011 (sexta feira) Técnicos da SEDTUR e MOB/IBAM, estiveram visitando a comunidade .
MOB/IBAM é um projeto do Ministério do Turismo com vistas as 12 sedes da Copa do Mundo, Grosso será contemplado com 07 municípios, Campina de Pedra está inserido em uma proposta juntamente com IMBÊ e Jejum em um roteiro integrado - obs: "proponente".
A Comunidade Quilombola Campina de Pedra, tem com principal atividade econômica o cultivo de cana-de-açúcar para a produção de rapadura e melado, a agroindústria é bem tradicional, remetendo aos antepassados, a comunidade é bem típica de Quilombolas em suas casas centenárias, eles mantêm a dança do Siriri e Cururu sem alterações e coreografias modernas, apresentam de forma autêntica, são danças tradicionais da Baixada Cuiabana, tem a sua casa de festas onde fazem as festas religiosas que chegam a durar três dias onde todos os convidados comem gratuitamente, essas famílias residem a muitos anos no mesmo local.
Esta comunidade está localizada na Rodovia km 32 da Estrada do Corrente, com acesso pelo km 42 da MT 060., após a comunidade do IMBÊ.
O sistema de plantio de mandioca, milho, banana e batata doce são realizados de forma comunitária. A gastronomia além das delícias da cana-de-açúcar, consiste em comidas típicas Quilombolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário