estrutura

21 de setembro de 2011

A Comunidade tem potencialidades para prática do turismo com base local, turismo de Aventura, Ecológico e Rural.




Grupo Infantil de Siriri - ensaiando
 Grupo Infantil de Siriri - ensaiando
 Grupo Infantil de Siriri - ensaiando
 Grupo Infantil de Siriri - ensaiando






Coxipó do Ouro está entres as Comunidades do entorno de Cuiabá que serão beneficiadas com o advento da Copa do Pantanal 2014, vários serão as infra-estruturas naquela localidade, como por exemplo: O asfaltamento até a comunidade em implantação de uma estrada turística a construção da praça da igreja, o calçamento com bloquete inter-travado, qualificação e capacitação para o turismo, fortalecimento das trilhas e Caminhadas na Natureza, a melhoria e implementação de novos eventos seguimentados.

A SEDTUR, prefeitura municipal de Cuiabá, via SMTUR, e demais parceiros estarão somando esforços para que Coxipó do Ouro seja contemplad nos projetos da Copa e ocupe o seu lugar de ser a primeira civilização de Mato Grosso, como dizem seus moradores a mãe de Cuiabá e do Estado.


Com o obijetivo de se formatar um roteiro de turismo com base local, a prefeitura de Cuiabá, com articulação da SEDTUR, é proponente do Proejeto MOB/IBAM/MTUR, que irá desenvolver o turism o na localidade,  a proposição se encontra em fase de avaliação para aprovação.

A Comunidade do Coxipó do Ouro que fica distante de Cuiabá á Km. 23 pela rodovia Emanuel Pinheiro – MT 251, com pavimentação asfáltica razoavelmente boa inclusive pista dupla, anda-se até o 15 Km e vira a esquerda percorre mais 08 km com revestimento primário (estrada de chão) e “pronto” está na comunidade.

Na esfera turística, o Distrito de Coxipó do Ouro conta com um Cenário com áreas Naturais Preservadas, com áreas de lazer para os munícipes e turistas, além do Córrego Coxipó a paisagem é contemplada por cachoeiras, matas e trilhas.
A identidade cultural do Coxipó do Ouro está sendo resgatada, prova disto foi a iniciativa da Escola de de criar um Grupo de Siriri de Crianças e outro de Adolescentes, Jovens e Adultos, estão ensaiando muito com foco no Festival de Sirirí que acontece todos os anos em Cuiabá.


Na parte de relevo mais acidentado da região se destaca o Morro do São Gerônimo,

A Comunidade tem potencialidades para prática do turismo com base local, turismo de Aventura, Ecológico e Rural.

Quanto a gastronomia já pode –s e ver alguns restaurantes que servem comidas típicas mato-grossense, galinha com arroz, Maria Isabel, peixes, farofa de banana, doces, rapaduras, etc.

Alguma pousadas já estão em atividades abertas operando através de aluguel para grupos, eventos, sempre mediante ao agendamento e negociação.

O Processo de produção é de Pecuária Tradicional de leite e corte

Com o rápido desenvolvimento que vem passando toda região da Baixada Cuiabana, alternativas são necessárias para garantir o escoamento o fluxo de capital, geração de empregos locais (qualificadas e não-qualificadas) alternativas que permitam o acesso a outras divisas.

Com o passar dos tempos outras atividades diversificaram o desenvolvimento do município de Cuiabá, dentre elas o aumento da produção primária de excedentes, tais como, a agropecuária, a industrialização, o comércio e serviços e o advento do Turismo de Eventos e Negócios.

Esse rápido panorama sócio-econômico permite antever algumas potencialidades para a diversificação e dinamismo da sua economia local e regional.

E é com esse intuito que o desenvolvimento da região, em especial, do município de Cuiabá, passa pelo incremento do turismo como atividade sócio-econômica paralela, atrelado as suas belas paisagens naturais (rios, relevos, cachoeiras, trilhas ecológicas, etc).










Nenhum comentário:

Postar um comentário