estrutura

23 de setembro de 2011

Mulheres assentadas conhecem os experimentos de Flores Tropicais da Empaer de Acorizal

Um grupo de mulheres assentadas da Gleba Mercedez “5”, na região de Sinop (a 501 km ao Norte de Cuiabá) fizeram uma visita ao Campo Experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) de Acorizal (63 km de Cuiabá), na manhã desta quinta-feira (22.09), para conhecerem os experimentos de Flores Tropicais.

O grupo coordenado pelas engenheiras agrônomas, Beatryz Santos e Gislaine Langer da Secretaria Municipal de Agricultura de Sinop, estuda a possibilidade de trabalhar com flores tropicais no assentamento. “Pensando em atender mais a mulher, já que identificamos que este segmento ainda é ocioso no assentamento, foi que essa opção de trabalho com flores tropicais foi oferecido à elas, como opção de renda”, ressaltou a engenheira agrônoma Gislaine Langer.

“O objetivo da Empaer é trazer novas alternativas de produção e renda para agricultores familiares, disponibilizando a eles tecnologias adequadas com alta produtividade e qualidade do produto. Por isso nossa produção aqui no Campo Experimental é destinada apenas ao estudo da melhor forma de produção e depois repassamos o resultado da nossa pesquisa, ao pequeno produtor, ao assentado, que se interessar pelo trabalho com flores tropicais”, explicou Drª Eliane Daltro, engenheira agrônoma e pesquisadora da Empaer.

“Essa visita, superou as minhas expectativas, pois quando falaram que nós que íamos conhecer um “canteiro de flores”, eu logo imaginei mudas pequenas, e nós encontramos aqui uma produção completa, pronta para o corte”, evidenciou a assentada Lidia Gomes Moreira.

Além das mulheres assentadas, mais três produtores da região do Bandeira (estrada da chapada), estiveram visitando o Campo Experimental, pois também estão interessados na produção de flores. “Eu quero saber de tudo, onde comprar as mudas, quanto eu vou gastar, enfim, conhecer melhor a cultura, porque eu já estou decidido a ser um produtor de flores!”, ressaltou o sitiante Vitor Hugo de Oliveira Taveira.

No ramo de flores tropicais é possível trabalhar em vários segmentos: flores para corte; produção de mudas; paisagismo e decoração de eventos, ambientes entre outros. Para cada finalidade há uma logística diferente de trabalho e é hoje em dia, uma cadeia com grandes expectativas de lucro.
Fonte: Cristiane Celina (Assessoria da EMPAER)

Nenhum comentário:

Postar um comentário