Aconteceu na última semana a visita do Gerente da CEPLAC-MT (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), Engº Fernando Cezar Oliveira da Silva, nos municípios do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, com o objetivo de implantar unidades pilotos de sistemas agro florestais com cacau, seringueira e banana.
A proposta é implantar de uma a dez unidades com um hectare cada em cada um dos 13 municípios do Consórcio, totalizando pelo menos 100 hectares na região. A ação busca parceria com o município que será o responsável por selecionar os produtores, fazer o preparo das áreas e preparar as mudas para o plantio, já a CEPLAC fornecerá a semente hibrida de cacau e realizará treinamento dos técnicos e prestará assistência técnica aos municípios e produtores. Aos produtores caberá tão somente realizar os tratos culturais e seguir rigorosamente as recomendações técnicas.
Segundo o Gerente da CEPLAC, este projeto piloto na região visa disseminar a cultura do cacau na região e ampliar a presença da cultura na região amazônica dentro do Estado de Mato Grosso. “Ao final do experimento, daqui a 3 anos, em o resultado sendo positivo, haveremos de escrever a diretriz técnica para a lavoura cacaueira na região, possibilitando o acesso ao crédito para financiar a cultura”.
Durante quatro dias, de 04 a 07 de outubro, foram visitados os 13 municípios do Consórcio, oportunidade em que o Engº Fernando apresentou o projeto aos prefeitos, secretários de agricultura, técnicos municipais e da Empaer e especialmente aos produtores convidados para o projeto.
A presença da CEPLAC-MT na região de Cáceres é uma iniciativa da AMM-Associação Mato-Grossense dos Municípios, através do gerente de desenvolvimento Edson Justino dos Reis e do Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal, através do seu presidente Nivaldo Ponciano Coelho, que buscam agora parceria junto a SEDRAF para implantar as unidades pilotos nos municípios, requerendo, ao Secretário José Domingos Fraga, o repasse de calcário, adubo, mudas de banana e mudas de seringueira.
Segundo o Prefeito de Mirassol D'oeste, Aparecido Donizeti, o projeto terá total respaldo do município. “Vamos apoiar mais esta ação em nosso município, pois queremos oportunizar melhoria da renda aos nossos produtores e num futuro próximo geração de divisas para o município de Mirassol D'oeste”
No mês de novembro a CEPLAC volta aos municípios para visitar as propriedades indicadas e avaliar as condições das áreas onde deverão ser implantadas as unidades de cacau.
Acompanharam as reuniões nos municípios o Superintendente do Programa MT-Regional José Carlos mais conhecido como “JK”, o Gerente de Desenvolvimento da AMM Edson Justino dos Reis, o Secretário Executivo do Consórcio Dariu Antonio Carniel e a Engenheira Agrônoma do Consórcio Regiane Costa Garcia.
Fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D’oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'oeste, Mirassol D'oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.
Fonte: AMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário