estrutura

21 de outubro de 2011

Destino Indutor: Cáceres lançou o primeiro projeto de indução de municípios em Mato Grosso

 




No último dia  (05) em Cáceres foi lançado do projeto “Fortalecimento das Políticas do Turismo para a Região Sudoeste”, que tem como finalidade realizar o fortalecimento dos órgãos oficiais do Turismo Municipal e estreitar as relações entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil.  O projeto é realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em conjunto com o Comitê Gestor, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e com o Consórcio Nascentes do Pantanal.

Histórico:

Com o surgimento do Ministério do Turismo em 2003, por iniciativa do Presidente Lula, a nova Política Nacional de Turismo instituiu um modelo de gestão descentralizada, que buscou organizar, articular e integrar os gestores do turismo (públicos, privados e do terceiro setor) nos estados e municípios, especialmente nos que compõem as regiões turísticas.

Para viabilizar essa prática foi criado o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil - e selecionados 65 municípios indutores do desenvolvimento da atividade. Dentre os municípios indutores (não capitais) a cidade de Cáceres foi selecionada pelo mérito organizacional e potencial atrativo para ser modelo em planejamento e gestão do turismo, e induzir os municípios de sua região.
Desenvolvido pela iniciativa privada, o turismo tem a missão de participar diretamente do crescimento econômico e gerar dividendos sociais, orientado por políticas públicas claras e auxiliado pelos investimentos públicos. Em cinco anos, o Ministério do Turismo injetou cerca de R$ 4,5 bilhões em ações e projetos de infra-estrutura, qualificação e promoção. O Programa de Regionalização do Turismo é alternativa para a qualificação de gestores nos mais de 5.500 municípios brasileiros, especialmente os 3.635 que compõem as 276 regiões turísticas brasileiras.
A expectativa do Estado de Mato Grosso, segundo a secretaria de Turismo Aparecida Maria Gomes Bezerra (Teté Bezerra), é de que o turismo passe a posicionar-se como atividade de maior importância na formação do Produto Interno Bruto (PIB), o que significa sustentabilidade da economia e, sobretudo, garantia de empregos, ocupações, renda, diminuição das desigualdades e da pobreza. Para que se mantenha como fonte geradora de riqueza do lugar, o Turismo tem que ser planejado, com capacidade de organização e de gestão.

 Promover a qualificação das pessoas e a melhoria dos serviços é tarefa de ponta do Mtur, e da SEDTUR no Estado de Mato Grosso para que o Brasil e o Mato Grosso alcance níveis internacionais de competitividade no Turismo. Mais ainda, quando se aproxima o ano de 2014, em que o Brasil, e principalmente Mato Grosso com o destino de Cuiabá, vai receber os milhares de visitantes para os jogos da Copa do Mundo de Futebol, em que o Brasil. Nesse sentido, Mato Grosso terá a oportunidade única de mostrar-se ao mundo como um País/Estado desenvolvido e qualificado para abrigar um Evento de tão grande importância internacional. 

O poder público, representado pelos governos federal, estadual e municipal, nesse projeto está assumindo sua parte, incentivando este processo inicial de formação de lideranças locais, sensibilizando e mobilizando os atores envolvidos. Eles é que impulsionarão o desenvolvimento turístico nas regiões.

Para alcançar as metas do Programa Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil e realizar a missão da governança da região sudoeste de Mato Grosso, liderada nesse projeto pelo Comitê gestor de turismo município indutor de Cáceres e parcerias (Mtur, SEDTUR, SEBRAE, Unemat), têm que alcançar o maior número possível de pessoas e envolver, tanto pessoas do próprio município como de toda a região, por isso o presente projeto propõe realizar um evento em seis municípios agrupando, quatro municípios em cada um dos cinco eventos e todos os municípios no último evento. O projeto prevê atingir os vinte dois municípios da região.

O evento faz parte de uma estratégica de implantação das inovações das políticas em turismo proposta pela política nacional e estadual e atende duas das macros estratégias regionais estabelecidas em planejamento prévio pelo Comitê gestor turístico do município indutor de Cáceres: 1º fortalecimento do dos órgãos oficiais de Turismo Municipal e 2º fortalecimento das relações entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

ESTRATÉGIA DE AÇÃO:


           Serão realizados seis (06) Workshops com a participação dos vinte e dois (22) municípios da região Sudoeste de Mato Grosso: Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Vale de São Domingos, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatros Marcos, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Comodoro, Campos de Júlio, Sapezal e Cáceres (Figura 01) com a duração de dois dias, com a carga horária de 16 horas. Serão definidos calendário e os locais (Sedes de municípios) dos encontros em comum acordo com as lideranças municipais, cujo inicio será no mês de julho de 2011 e término no mês de Setembro de 2012.


A finalização do presente projeto (etapa de sensibilização) acontecerá na cidade de Cáceres-MT com Workshop de encerramento para socialização das análises situacionais dos municípios envolvidos, deliberações e encaminhamentos da próxima etapa de indução.



Figura 01 - Municípios da região sudoeste induzidos por Cáceres, locais de realização dos workshops. Elaboração: LABGEO Unemat, 2011. 



Segundo Rosangela Lazarin: "Com a realização deste primeiro projeto dar-se-á a primeira etapa do processo: a sensibilização e mobilização de cada um dos atores da governança local, fazendo com que cada um deles perceba que é capaz de contribuir para a melhoria das condições de vida da comunidade, os eventos irão proporcionar o compartilhamento de conhecimentos teóricos e vivências para examinar situações que se apresentem de forma onde as pessoas possam ter noção da importância de suas atividades profissionais para o desenvolvimento do Turismo, além de usar o bom senso e a riqueza das experiências para solucionar problemas; criar parcerias, reforçando a idéia de que em grupo se é mais forte e eficaz, pois quem faz o Turismo é o conjunto da sociedade – poder público, empresários, sociedade civil e instituições de ensino; e de reforçar os vínculos profissionais que aproximam os grupos, de modo a torná-los mais produtivos", concluiu.

O evento contou com a presença do coordenador do campus de Cáceres Anderson Amaral, da coordenadora do projeto Rosangela Lazarin, da Secretária Estadual de Turismo Tetê Bezerra, além de várias autoridades estaduais, municipais e acadêmicas.



Fotos: Dario Carniel e Tonny Mendes
Vídeo: mirassolmtnews
Texto adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário