estrutura

1 de outubro de 2011

Empaer apresenta plano de trabalho executado nas comunidades do entorno do Lago de Manso

O Núcleo de Assistência Técnica à Empreendimentos da Economia Solidária (Nates), que faz parte do Programa de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), semanalmente realiza reuniões de discussão de metodologias.

Durante a reunião do Nates, na manhã de terça-feira (27.09), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), foi convidada a apresentar o plano de trabalho executado nas comunidades do entorno do Lago de Manso, região de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá).

O convênio com Furnas Centrais Elétricas S.A. foi assinado em julho de 2010, porém o início dos trabalhos só foi efetivado em abril de 2011 e atualmenbte se encontra na fase de conclusão do diagnóstico sócio econômico e social das sete comunidades contempladas no projeto inicial (João Carro, Água Branca, Bom Jardim, Campestre, Mamede, Roder, Pedra Preta e PA Quilombo).

Três empreendimentos foram analisados: a Associação de Mulheres João Carro, Associação dos Produtores e Produtoras de Artesanato de Chapada dos Guimarães (APPA) e a Cooperagricultor. Após a apresentação do diagnóstico de cada empreendimento (problematização), foram estabelecidos estratégias e planos de ação (solução), integrando os órgãos ali representados: UFMT, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Empaer.

Fazem parte das estratégias e planos de ação: fortalecimento dos empreendimentos, implantação de Sistemas Agroflorestais, reunião com as lideranças locais para definir os produtos chaves e demandas das comunidades entre outros.

Em médio prazo, alunos do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos (que também participaram da reunião) serão responsáveis pela criação de produtos etnoculinária (segundo as características regionais e culturais).

Visita especial Ao final da reunião aconteceu a visita do assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, José Mauro Cassimiro, quando esteve divulgando o seminário de lançamento da 4ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (Prêmio Odm Brasil).

O Prêmio Odm Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. É uma iniciativa do Governo Federal, que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Cuiabá sedia na quinta-feira (29.09) pela manhã, o seminário de lançamento da 4ª edição do Prêmio Odm no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).
Fonte: Cristiane Celina (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário