estrutura

10 de novembro de 2011

Anda Brasil, anda lado a lado com o Governo do Estado de Mato Grosso, atravéz da SEDTUR

Airton Violento - Anda Brasil,  Silval Barbosa Governador de Mato Grosso, Rossi Forum Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Geraldo Lúcio SEDTUR


No dia 17 de novembro próximo, a SEDTUR - Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, juntamente com a ANDA - BRASIL, Confederação nacional de Esportes Populares, estarão realizando um curso sobre caminhadas na Natureza para os Gestores Municipais envolvidos com esta atividades nos 67 municípíos que realizam as caminhadas no estado.

O objetivo segundo a Técnica da SEDTUR Elizethe Castilho que coordena as caminhadas juntamente com a Joaninha é de preparar estes Gestores Municipais para que eles possam melhor formatarem suas trilhas locais que fazem parte do Circuito Estadual da Caminhadas.

O referido evento (curso de capacitação), contará com a presença da ANDA - BRASIL, através do Presidente Airton Violento e Diretora Ana Beatriz.

A participação é restrita par 02 (dois) participantes de cada um dos 67 municípios envolvidos, e na oporunidade será feito uma avaliação dos eventos realizados em 2011 e a discussão do Calendário de 2012.

A adesão de novos municípios para o calendário de 2012, será apreciada pela SEDTUR, por meio de solicitação de adesão.


As caminhadas na natureza visam ser um instrumento para dinamizar o turismo nas regiões turísticas do Estado de Mato Grosso, além dos benefícios sociais, ambientais e culturais que acarretarão.

Visando apresentar uma pequena porção das mais variadas paisagens rurais do Estado, buscou-se realizar as Caminhadas em todos os r Pólos Turísticos. A escolha se deu por meio do credenciamento dos municípios interessados e, posteriormente, da identificação de um circuito viável. Estes circuitos foram apresentados ao Instituto “ANDA BRASIL”, o qual tem oficializado a inclusão das 67Caminhadas na Natureza de Mato Grosso nos guias internacionais.

Atualmente, os institutos/ong´s internacionais que desenvolvem as Caminhadas no exterior (tradicionalmente chamadas de Marchas Populares) envolvem de forma direta cerca de 21 países, 16 milhões de caminhantes, em 6.500 circuitos por todo o mundo.


A inclusão de Mato Grosso neste grupo veio favorecer em grandes proporções a divulgação do Estado, bem como, o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros.

Para formatação dos circuitos identificados, no primeiro momento, é necessário que os mesmos sigam minuciosamente os critérios estabelecidos pelas entidades nacionais e internacionais. Estes critérios estão vinculados especialmente às questões de sinalização, certificação, gestão, operacionalização e promoção. A padronização dos circuitos é fundamental para o bom andamento do projeto, não só em Mato Grosso, mas também em todo o Brasil, já que estes fazem parte de uma rede internacional.

É fundamental também destacar que além da ANDA BRASIL, os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Turismo têm investido para estruturar esta proposta no Brasil, vinculando este projeto ao alcance de suas metas de políticas sociais de inclusão e de desenvolvimento econômico. A EMBRATUR também compõem o grupo apoiando na consolidação da imagem destes circuitos/destinos no mercado internacional.

No ano de 2011 estão sendo realizados  67 eventos em Circuitos das Caminhadas na Natureza, que fazem parte dos circuitos internacionais oficiais, credenciados pela Anda Brasil e pelo Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento - IRCOD- Alemanha e a Federação Internacional de Esportes Populares – IVV, objetivando contribuir com diversificação da oferta turística, estruturar os destinos turísticos, ampliar e qualificar o mercado de trabalho e aumentar a taxa de permanência e gasto médio dos turistas para criar renda para os atores envolvidos em especial os proprietários da Agricultura Familiar.

Como resultado pode-se visualizar também, em médio prazo, a melhoria da distribuição de renda, favorecendo a geração e ampliação de postos de trabalhos no campo, a promoção da inclusão social e a redução das desigualdades regionais, entre outros.

A espectativa foi de se  envolver, no mínimo, l.000 pequenos produtores rurais, artesões, artistas e outros; atrair, no mínimo, 20.000 pessoas grupos de caminhantes internacionais e nacionais, até dezembro/2011; aumentar o consumo da produção local; aumentar o fluxo do turismo doméstico, vale lembrar que ainda faltam 10 Caminhadas para se terminar o ano de 2011, contando com este final de semana (12 de novembro)

Preservar a natureza e criar uma consciência ambiental, geração de emprego e renda, com aproximadamente 600 empregos diretos e 3.000 empregos indiretos, impactando em aproximadamente R$ 1.500.000,00 positivamente a economia.


Esta avaliação será feita durante o curso nete dia 17 de novembro, as previas já demonstram que os rerão satisfatórios

Nenhum comentário:

Postar um comentário