estrutura

24 de novembro de 2011

Em Mato Grosso é realizado o 10º Encontro de Mulheres Rurais em Chapada dos Guimarães

Com o tema “Mulher, família e trabalho”, aconteceu no município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), o 10º Encontro de Mulheres Rurais e contou com a participação de 250 produtoras e 23 comunidades rurais. O evento foi realizado na sexta-feira (18.11), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Santana, localizada na Praça Dom Wunibaldo.

O diretor Técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Almir de Souza Ferro, disse que o encontro tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o papel da mulher rural na sociedade e promover mudanças. Ele menciona a 4ª edição da Marcha das Margaridas, movimento de mulheres do campo que reivindica melhores condições de vida no meio rural. A marcha reuniu 70 mil pessoas em Brasília e apresentou uma pauta com mais de 150 itens. “Inovações importantes estão acontecendo graças à participação de vocês”, destaca Ferro.

O vice-prefeito de Chapada dos Guimarães, Elias Santos, comenta que 40% da população do município moram na zona rural, por esse motivo, é necessário ter uma política eficiente para manter a população no campo. A secretaria municipal de Assistência Social, Roseli Belfort Mattos, ressalta que o encontro é um momento de integração e conhecer o que cada comunidade está fazendo para garantir renda as famílias. “Mostrar para a sociedade a importância da mulher rural e o trabalho que desempenha,” esclarece Roseli.

Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o evento foi organizado pela Empaer e prefeitura municipal de Chapada dos Guimarães. No período da manhã, foram proferidas palestras sobre gênero e a busca pela igualdade com a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Madalena Rodrigues, o trabalho da extensão rural voltado para a mulher, abordado pela coordenadora do MDA/Ater, Denise Ávila Gutterres, educação sexual na família, pela psicóloga, Eliane Mengali Luz e a saúde da mulher com a enfermeira, Thaynah Piovizza Ferreira.

A produtora rural, Elvina Rainha da Silva, da comunidade Padilha, participa do encontro há seis anos, e vêm em busca de informações, novidades e acima de tudo troca de experiências. A produtora Carmem Mamoré Gonçalves, da comunidade Varginha, fala que o encontro possibilita a socialização das mulheres, resgatando seus valores. A produtora e bordadeira, Neiza Pinto Siqueira Xavier, participa desde o primeiro encontro e recorda da dificuldade que havia da mulher participar, na maioria das vezes, eram proibidas pela família e até trabalho. “O encontro é considerado um meio de libertação das mulheres”, enfatiza Neiza.

A extensionista social da Empaer, Deusimar Muniz Lima, comenta que durante o encontro aconteceu exposição e vendas de produtos agrícolas e artesanais produzidos pelas mulheres das comunidades, apresentação artística de balé, coral e música. Conforme Deuzimar, o momento mais esperado foi o concurso da rainha rural com a participação de 12 candidatas. A vencedora do concurso foi a produtora rural, Lourdes Ferreira Curado, da comunidade Varginha que recebeu como premiação uma máquina de lavar.

Participaram do encontro o coordenador de Ater da Empaer, Sérgio Mazeto, Supervisor Regional da Empaer, Vico Capistrano, supervisor local, Joair Siqueira, presidente da Câmara de vereadores de Chapada, Cabo Adão Martins da Silva, vereadores, funcionários da prefeitura, empaer e outros.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário