10 de novembro de 2011

O TRAF, visa integrar todos conhecimentos, valores, capacidades, comportamentos, e uma nova maneira de pensar na natureza

Geraldo Lúcio

Com o aparecimento dos problemas sóciais, ambientais e econômicos tem surgido um fator ameaçador para sobrevivência da humanidade, fenômeno este que emborarelativamente novo tem preocupado os moradores do planeta terra.

O ser humano tem se afastado da natureza e passa a observá - la com olhares não muitos amistosos, menospresando o lado do equilíbrio, o que se pode afirmar é que a natureza apresenta-se como uma gama de recursos naturais disponíveis, a espera de serem transformados em bens de consumo, nas décadas passadas eram muitos os sintomas que indicavam que este modelo não era sustentável, a linguagem hoje é o da sustentabilidade

Os ambientes e recursos naturais são finitos e insuficientes para alimentarem as crescentes demandas das sociedades de consumo que está em um circulo infinito.

O bem-estar ilusório do consumo, vivido por uma pequena parcela da sociedade humana, que lutam pela sobrevivencia, tendo que enfrentar, os graves problemas ambientais causados pelo atual processo econômico.

O homem depende do planeta todo para sua sobrevivência. ele tem esta consciência e o poder de intervir benéfica ou maleficamente no ambiente.

Finalmente a responsabilidade do ser humano e muito grande chegando a ser inigualável.

A tema educação ambiental sociedade sustentável surgiu como uma maneira arrojada e nova para se definir os papeis do ser humano no mundo.

A medida em as reflexões sobre a educação ambiental são subversivas;. na busca de soluções que alteram ou subvertem o atual modelo, propõe-se modelos novos de mais equilibrado com os ambientes de natureza , cultura e econiomia

São os chamados novos paradigmas e novos valores éticos.

Estes vem numa nova visão que sendo holística e sistêmica, adotam - se novas posturas de integração e participação, onde o indivíduo é estimulado a exercitar plenamente e racionalmente sua cidadania

Surge então como um novo despertar para a humanidade a então educação ambiental vem com uma roupagem de uma nova consciência fraterna e solidária baseada em um todo maior.

A visão do global que é o desejo de todos de colaborar para um mundo melhor, o Turismo Rural na Agricultura Familiar surge no âmbito de se preservar os valores ecológicos fraterno para uma sociedade sustentável.

O TRAF, visa integrar todos conhecimentos, valores, capacidades, comportamentos, e uma nova maneira de pensar na natureza

Em um mundo mais ético, todas as espécies têm direito a vida e as relações humanas são mais justas.

Apesar de sua importância ser largamente reconhecida, os recursos didáticos.
para educação ambiental no Brasil são poucos.

É necessário construir através de experiências no Brasil todo materiais didáticos que sirvam de base para estudos e projetos.

Promover a educação ambiental por meio dos Projetos de Turismo Rural na Agricultura Familiar com a preocupação com os fatores "Ecológicos Sustentável” e socializar os resultados que deverão ter o foco voltado para a melhoria de qualidade de vida da comunidade rural do assentamento.


COMO FAZER?

Desenvolver ações de uma fora geral  que contemplem a  agro ecologia

Desenvolver um  turismo Rural de um modo agro ecológicamwente correto

Observar os fatores de qualidade e produtividade;

Não se esquecer jamais da preservação ambiental;


Respeito com o seu semelhante e não deixar de respeitar os  aos animais;

No caso dos Agricultores Familiar te sempre satisfação e aperfeiçoamento parta com as famílias assentadas

 A pratica da Fraternidade e Solidariedade é um dever Cristão;

Praticar a Administração dos resultados; 

Ser consciente é ter uma prática  constante estudo e de  desenvolvimento de  ações  ecológicas;

Ser legítimo e autentico com a sua responsabilidade social para sociedade sustentável.

 É necessário para desenvolver este tipo de projeto, ação ou atividade , se criar um Comitê Gestor para o mapeamento sócioambiental da comunidade e partir para a realização de práticas ecológicas visando melhorar a qualidade de vida das famílias assentadas. Todos devem assumir a postura e a atitude de ecólogos com sensibilidade para todas as manifestações de vida na comunidade.

O conceito de turismo de sustentabilidade nada mais é do que organizar a visitação usando critérios de conservação da natureza e do meio-ambiente de forma organizada, respeitando as características sociais, ambientais, regionais e visto como uma das alternativas para a conservação.























Nenhum comentário:

Postar um comentário