Empaer realiza Dia Especial da bovinocultura do leite em Nova Mutum
Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam na próxima segunda-feria (05.12) o Dia Especial da Bovinocultura do Leite, no Assentamento Pontal do Marape, localizado no município de Nova Mutum (264 km ao Norte de Cuiabá). Com uma produção mensal de 74 mil litros de leite, os pecuaristas do assentamento comercializam o produto para laticínios e agroindústrias da região que utilizam a matéria prima para produzir queijos mussarela e colonial. O evento acontece no pavilhão da igreja católica, a partir das 9 horas.
O objetivo do Dia Especial é levar aos produtores informações tecnológicas para promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite. O médico veterinário da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Filipe Ziemann profere palestra sobre a implantação e manejo da capineira, o gerente do Banco do Brasil, Antônio Carlos Ribeiro fala sobre o desenvolvimento regional sustentável e cadeia produtiva do leite e o médico veterinário da Empaer, Hamilton José e Silva explica como prevenir o rebanho bovino contra mastite.
A bovinocultura representa uma das principais atividades econômicas para a agricultura familiar. Conforme levantamento dos técnicos da Empaer 30% dos agricultores familiares exercem a pecuária de leite como atividade econômica, com uma produção média diária de 70 litros de leite no período das chuvas e de 40 litros na seca. Numa área de 16.468 hectares e 358 produtores rurais, 68 exercem a pecuária de leite no assentamento Pontal do Marape.
O Dia Especial conta com a parceria da Prefeitura Municipal, Banco do Brasil e pecuaristas da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário