Começa nesta terça-feira (06.12), o Primeiro curso de olericultura para técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural e parceiros da Baixada Cuiabana. O curso será ministrado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Flávio Fernandes Júnior, que aborda técnicas sobre manejo, fertilidade do solo, pragas, doenças, custo de produção, comercialização e outros. O evento será realizado, em um hotel fazenda, localizado no km 70, no distrito de Cangas, a partir das 9 horas.
Com objetivo de fomentar e organizar a produção de Frutas, Legumes e Verduras (FLV’s) e garantir o funcionamento da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, Flávio destaca, que a finalidade é disponibilizar tecnologia e adaptar as existentes para os produtores rurais. O curso terá duração de três anos e vai atender também a região do Teles Pires. “É importante formar uma rede com parceiros (Empaer, prefeituras e outros) e trabalhar conforme a demanda do produtor” comenta Fernandes.
O curso é uma iniciativa do governo do Estado de Mato Grosso e Embrapa. O coordenador Regional da Empaer, Vico Capistrano de Alencar, ressalta que desde o ano de 2009, técnicos e produtores estão se organizando para garantir a produção de hortifruti no Estado. Esse primeiro curso vai contar com a participação de 22 técnicos da Empaer e oito de prefeituras dos municípios que compõem o Território da Cidadania. “O nosso trabalho é levar aos produtores rurais a assistência técnica e extensão rural de forma sistematizada e contínua”, enfatiza Vico.
A capacitação acontece no período da manhã (9h às 12h) e período da tarde (14h às 17h30) e com encerramento previsto na quarta-feira (7.12). Mais informações, Fone (65) 3648 9282 - Empaer.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário