estrutura

30 de janeiro de 2012

Em Mato Grosso isto acontece! Gastronomia regional é um atrativo para estimular o turismo


Pacú assado.

A diversidade gastronômica mato-grossense é também resultado da miscigenação de paladares dos imigrantes que para cá vieram. Em Cuiabá, por exemplo, é possível encontrar desde a gastronomia internacional a das regiões brasileiras fortemente representadas na cidade. Isso faz com que um dos principais atrativos turísticos da nossa região seja a gastronomia.

Destaque para a culinária regional que sobressai no cardápio de bistrôs, restaurantes e hotéis. Os aromas, temperos e sabores da autêntica cozinha cuiabana ainda é um diferencial para atrair e agradar os turistas.

A professora, culinarista e autora do livro ‘Diversidade da Gastronomia de Mato Grosso’, Edna Lara, explica que o diferencial da comida cuiabana é o seu confeccionar que leva, além dos ingredientes sua história e raiz.

 “Amo cozinhar. Acredito que dessa forma estou levando para outras pessoas que vêm conhecer em nossa cidade um pouco do que temos a oferecer”, disse.

Edna ainda acrescenta que o povo cuiabano é caloroso e extremamente receptivo. Receber bem, segundo ela, é uma característica peculiar de todo cuiabano de nascimento ou que escolheu essa terra para viver.

“Na residência ou no restaurante a maria izabel, a farofa de banana, o pacu assado, mojica de pintado, quibebe de mamão, bolo de arroz, dentre outros são pratos que não podem faltar”, comenta.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo em exercício, Jairo Pradela, pode-se concluir que a gastronomia é muito importante e relevante para o turismo e possibilita inúmeras oportunidades para todos aqueles que souberem explorar esse nicho de mercado, direta ou indiretamente.

“A gastronomia como produto turístico é um importante motivador e mesmo quando não é o motivo e/ou elemento principal, sempre estará inserida no contexto cultural e terá o seu papel de destaque num evento turístico, como uma viagem, passeio, feira ou reuniões. Por tudo isso é valido investir no segmento”, destaca. Pradela acrescenta ainda, que a culinária mato-grossense será um os grandes destaques na Copa do Mundo de 2014.


Fonte: Maricelle Lima Vieira - Assessoria Sedtur/MT




Nenhum comentário:

Postar um comentário