Foram encerradas as atividades do Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), executado durante dois anos (2009/2011), pelos técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) no atendimento a nove mil famílias rurais em 21 municípios dos Territórios da Cidadania Portal da Amazônia e Baixo Araguaia.
Com recursos na ordem de R$ 3,4 milhões provenientes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e R$ 2 milhões do Governo do Estado de Mato Grosso foi realizado em 51 Projetos de Assentamento .
O coordenador do Ates, Osmano de Freitas Silva, esclarece que o objetivo foi prestar um serviço de assistência técnica e auxiliar agricultores familiares a identificarem as potencialidades nos assentamentos para implantação da agricultura sustentável, que promova lucro e renda para manter as famílias dentro da propriedade rural.
Os técnicos também auxiliaram na elaboração de 20 Planos de Desenvolvimento do Assentamento (PDA) e 21 Planos de Recuperação do Assentamento (PRA) de 44 projetos, em 17 municípios.
Conforme Osmano Silva, o primeiro trabalho executado no campo foi a elaboração de 5.832 diagnósticos para verificar a situação tecnológica, social, ambiental e identificar as potencialidades, vocações e vantagens comparativas e competitivas dos assentamentos.
A partir daí foram realizadas 79 oficinas para produtores rurais com tecnologia recomendada e 20.247 visitas nos municípios. “Sugerimos a exploração econômica que permita a sobrevivência e dignidade do homem no campo”, destaca Freitas.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário