estrutura

24 de fevereiro de 2012

Escritório da Empaer de Santo Antônio realiza Curso de Enxertia de Mudas Cítricas


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), por meio do escritório local de Santo Antônio de Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá), realizou um Curso de Enxertia de Mudas Cítricas para as comunidades de Sangradouro e São Sebastião (acesso pela Rodovia BR-364).

O curso foi realizado no sítio do produtor rural Joacy Elias Pereira e teve como objetivo orientar o plantio e o desenvolvimento da fruticultura na região e capacitar os produtores a produzirem suas próprias mudas. Foram distribuídas 200 mudas no ponto de enxertia de citros para 30 produtores rurais que participaram do curso, realizado em três etapas de 16 horas cada. Sendo que na primeira etapa, foi feita coleta e seleção da sementeira e extratos para enchimento de tubetes (dispositivos nos quais foram feitos a semeadura).

Na segunda etapa, realizada 60 dias após a primeira, foram feitas as transferências das mudas tanto para as sacolas quanto o plantio direto ao solo. Na terceira etapa, cerca de 90 dias depois, foram feitas as enxertias das mudas aptas, as quais receberam materiais propagativos de pocan, limão taiti e laranja pêra rio. Durante o processo de desenvolvimento das plantas os produtores foram instruídos no controle de pragas e doenças.

Paralelo ao curso foram feitas ações de aquisições de mudas num total de 3.500 mudas para incrementar a fruticultura na região. Essas mudas equivalem a 7 hectares de área plantada. A enxertia consiste em fazer a planta produzir com precocidade. Usando a base de resistência (no caso limão-rosa) e a parte aérea de outras plantas, que é essa parte que define o fruto.

No ano agrícola 2011/2012, a Empaer realizou um levantamento da demanda junto aos produtores e foi feita então, parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Leverger.

"Além do curso de enxertia, fizemos o preparo de 100 hectares de solo na região, onde foi implantado ainda as culturas de mandioca, milho, cana de açúcar e pastagens", finalizou o supervisor Henrique Teodoro de Melo da Empaer Local de Santo Antônio de Leverger.




Fonte: Cristiane Celina (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário