Dúvidas de como regularizar os produtos da agricultura familiar por meio de uma agroindústria; os procedimentos necessários para garantir a inserção de legumes, verduras e frutas e de outros alimentos das cadeias produtivas na merenda escolar, nos mercados e feiras do Estado; os documentos necessários para obter a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) - todas essas informações, entre outras, são possíveis de serem obtidas em um só local, na Coordenadoria do ‘Ganha Tempo do Empreendedor’.
A Coordenadoria foi criada para facilitar a vida do produtor rural ou urbano e como o próprio nome diz, para ‘ganhar tempo’ com agilidade e rapidez esclarecendo dúvidas para sair da informalidade. O atendimento é feito na própria Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/MT), das 8h às 17h.
“Antigamente o produtor ficava quebrando a cabeça, correndo de um lado para outro em busca de informações, documentos para trabalhar dentro da legalidade. Hoje o ‘Programa Ganha Tempo do Empreendedor’ é um ponto de apoio das cadeias produtivas. Conseguimos otimizar esse tempo e ajudar de forma significativa o produtor para que ele possa ser um empreendedor formal de sucesso”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga Filho.
O coordenador do programa, Aldi Gomes, reforça que o Ganha Tempo é uma ferramenta importante para ajudar o empreendedor rural. Antes eles não conseguiam resolver pendências simples e ficavam perdidos sem saber onde recorrer. Agora eles saem daqui sabendo exatamente o que precisam e os locais que vão obter documentos e certificações. “Damos toda orientação necessária para que ele possam regularizar sua atividade”, destaca.
ATUAÇÃO - O trabalho do programa ‘Ganha Tempo do Pequeno Empreendedor’ é realizado por meio de ações conjuntas com os órgãos executores e finalísticos dos governos Federal, Estadual e Municipal alavancando programas voltados para as diversas áreas como: infraestrutura, agronegócios, meio ambiente e indústrias, em conformidade com as potencialidades de desenvolvimento de cada região, previamente diagnosticadas.
A coordenadora de Acompanhamento e Estudo da Produção Pecuária, Oriane D´arc, responsável também pelo trabalho do ‘Ganha Tempo’, revela que com os documentos em dia, os produtores têm acesso a linhas de crédito, comercialização e verticalização de seus produtos, que podem oferecer ao Estado um produto oriundo da agricultura familiar em consonância com as normas e regulamentos.
SANDRA SANTHANNA
Assessoria Sedraf-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário