O projeto Guardiões do Pantanal, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social – Setecs/MT, sendo conveniado com o Ministério do Turismo, diretamente com a Colônia Z-5 de Pescadores, tem sua sede no município de Barão de Melgaço/MT, considerado o portal de entrada do pantanal matogrossense. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo é parceira neste projeto que está na ótica do Turismo com Base Comunitária e Local, outro Projeto que também esta sendo trabalhado neste município é o Turismo Rural na Agricultura familiar, na liderança da EMPAER - Local e com o apoio do Comitê Gestor das Rotas Turísticas de Barão.
Os objetivos do Projeto Guariões do Pantanal são de ministrar cursos de monitores ambientais de pesca, com complementação ecológica para os pescadores locais (abordando relacionamentos pessoais, ética profissional, higiene e segurança no trabalho, técnicas e práticas de educação ambiental e teoria e prática do atrativo natural); oferecer às mulheres ou membros das famílias de pescadores cursos de hospitalidade e melhoria na oferta de produtos (alimentação, hospedagem, lazer, entre outros); montar uma programação para a promoção comercial e divulgação dos serviços prestados em forma de cartilhas e folders; oferecer melhor qualidade no transporte de turistas; e ampliar a rede de colaboração na colônia de pescadores, mantendo os contatos com restaurantes, pousadas, hotéis e pesqueiros da região de modo articulado.
Barão do Melgaço está 135 km distante de Cuiabá, por via rodoviária, numa viagem que dura aproximadamente uma horas e meia, pois é toda asfaltada. O trajeto também pode ser feito por via fluvial. O acesso a Cuiabá pode ser feito por vôos desde as principais capitais brasileiras até o Aeroporto da cidade. Daí, é preciso contratar um serviço de traslado ou alugar um carro.
O município é considerado o mais pantaneiro de todos os municípios. Do total de sua área, cerca de 4% é formado por terra firme, sendo o restante pantanal, formado por terras alagadiças, entre rios, corixos e baías, com ricas fauna e flora. Algumas das atrações locais são os passeios de barcos e a pesca esportiva.
A maioria da população do referido município é distribuída em comunidades ribeirinhas, detentoras do chamado “conhecimento ecológico tradicional”, o que as torna profundas conhecedoras do ambiente, constituindo um valioso patrimônio cultural.
O turistas podem se hospedarem nas casas dos pescadores que ficam às margens do rio, vivenciando seus usos e costumes do dia-a-dia e compartilhando da típica culinária pantaneira: o café da manhã, chamado de “quebra-torro”, galinha caipira com arroz e peixes fritos e ensopados.
Os serviços vinculados ao projeto Guardiões do Pantanal serão ofertados pela Colônia de Pescadores Z-5. Atualmente consistem em pilotagem de botes que acompanham os visitantes ou pescadores amadores na pesca pelo pantanal como monitores. A hospedagem e a alimentação oferecidas pelos associados da Colônia já é realizada esporadicamente.
A Colônia Z-5 de Pescadores existe desde 1985 e tem uma presença atuante na vida dos pescadores, seja na fixação de preço mínimo por quilo de peixe como na comercialização direta entre a Colônia e os consumidores finais (restaurantes, hotéis, pousadas etc.). A Colônia também mantém um estreito relacionamento com os órgãos de proteção ambiental do estado, visando inibir a pesca predatória e realizar o controle das espécies que habitam a região. Atualmente, a Colônia de Pescadores conta com mais de 50 pescadores profissionais especializados em pilotagem de botes, os chamados “pirangueiros”.
Para os passeios de barcos entre em contatos com:
(65) 9934 4858 – Falar com Zenil
(65) 9617 0594 – Falar com Moacir
(65) 9606 3294 – Falar com Neco
Para saber mais sobre o Projeto entre em contatos com:
Coordenador: Rondenelly César Marques de Arruda
Telefones: (65) 3613-5755 / 3613-5706
SEDTUR
Coordenador de Turismo Rural Geraldo Donizeti Lúcio
Telefones: (65) 3613 9300 e 9327
Nenhum comentário:
Postar um comentário