Por CAROLINE LANHI
O ultimo dia da 6ª Festa “Rota do Peixe”, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, foi de muita música, dança e comidas típicas. O governador Silval Barbosa e a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, também prestigiaram a festa, a qual já entrou para o calendário de comemorações tradicionais do Vale do Rio Cuiabá, atraindo turistas e fortalecendo a cultura cuiabana.
Na comunidade, o governador foi recebido pela presidente da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Domingas Leonor da Silva, no Quintal da Domingas, espaço onde ela e sua equipe realizam oficinas e mostras de dança de Cururu e Siriri e demais atividades - sempre com o objetivo de fortalecer e difundir a cultura cuiabana. Durante a Rota do Peixe, o local também se transforma em um espaço para degustar pratos da gastronomia regional.
Silval destacou a satisfação de mais uma vez prestigiar o evento que se tornou tradição em Cuiabá. A festa, lembra o governador, é uma maneira de atrair a população, difundir as manifestações culturais típicas da região e também de fortalecer a comunidade São Gonçalo Beira Rio. “Essa festa se tornou um marco na cultura cuiabana”, resumiu o chefe do Executivo estadual.
Projetos
Participar de uma festa como a Rota do Peixe, afirma Silval, é a oportunidade de ir ao encontro das demandas da população. Exemplo disso é o projeto de criação de um salão no Quintal da Domingas, apresentado ao governador, para a realização de atividades culturais já desenvolvidas, como as oficinas de siriri e cururu. Projetos como este, afirmou o governador, também fortalecem a comunidade e disseminam a cultura local.
Roseli Barbosa ressalta a importância sociocultural do “Quintal da Domingas”, que já trabalha com as crianças da comunidade aproximando-as das danças regionais, da música e demais componentes da cultura cuiabana.
O secretário Adjunto de Cultura do Estado, Oscemário Daltro, explica que o projeto apresentado pela comunidade visa proporcionar um espaço melhor, onde crianças, jovens e idosos possam estreitar o contato com a cultura local por meio de diferentes atividades. Para isso será marcada uma reunião na qual o projeto será detalhado para que o Estado, por meio da Secretaria de Cultura, analise a forma como poderá apoiar.
A festa
A Rota do Peixe é uma realização da Associação dos Moradores da Comunidade São Gonçalo Beira Rio e além de fazer parte dos preparativos para a Semana Santa, dá início às comemorações do aniversário da Capital, que completa 293 anos no dia 08 de abril. Cerca de 20 peixarias da comunidade São Gonçalo participam da festividade, oferecendo ao público uma variedade de pratos em que o peixe é a atração principal.
Para Domingas, a festa traz diferentes benefícios à comunidade, entre eles o desenvolvimento do comércio local, especialmente das peixarias. “É uma felicidade, pois atrai não só turistas, mas também pessoas que moram em Cuiabá e nem conhecem a comunidade [São Gonçalo Beira Rio]”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário