21 de maio de 2012

As Caminhadas na Natureza de Mato Grosso estão no âmbito dos benefícios econômicos, sociais, ambientais e culturais.


* Geraldo Donizeti Lúcio escreve


O Estado de Mato Grosso experimenta um momento impar no mercado de diversificação das atividades turísticas, tudo isto motivado pelo comportamento do mercado somando se a isto a necessidade em que a população tem de descobrir novas aventuras e emoções, tendo em vista a crescente demanda e visibilidade que os pólos turísticos mato-grossenses (Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia) têm nos mercados nacional e internacional tem focado em diversificar a oferta de atrações turísticas nestas regiões, o Projeto caminhadas na natureza é mais um instrumento para dinamizar o turismo nas regiões turísticas do Estado, além dos benefícios econômicos, sociais, ambientais e culturais  que tem sido visíbilizados desde o ano de 2006, quando fora  implantação este projeto no estado.

Visando apresentar uma pequena porção das mais variadas paisagens rurais do Estado, busca - se realizar no mínimo 05 Caminhada por Pólo. A escolha se dá por meio do credenciamento dos municípios interessados e, posteriormente, da identificação de um circuito viável. Estes circuitos são apresentados Federação nacional de Esportes Populares “ANDA BRASIL”, http://andabrasil.com.br/ , o qual tem oficializado a inclusão dos Circuitos Caminhadas de Mato Grosso nos guias internacionais.

Atualmente, os institutos/ong´s internacionais que desenvolvem as Caminhadas no exterior (tradicionalmente chamadas de Marchas Populares) envolvem de forma direta mais de 25 países, 18 milhões de caminhantes, em 7.500 circuitos por todo o mundo. A inclusão de Mato Grosso neste grupo veio favorecer em grandes proporções a divulgação do Estado, bem como, o aumento do fluxo de visitantes, no primeiro momento promovendo o turismo interno, e alguns reflexos já tem ocorrido em turismo nacional e até internacional.

Para formatação dos circuitos identificados, no primeiro momento, é necessário que os municípios interessandos sigam minuciosamente os critérios estabelecidos pelas entidades nacionais e internacionais.

Estes critérios estão vinculados especialmente às questões de sinalização, certificação, gestão, operacionalização e promoção.

A padronização dos circuitos é fundamental para o bom andamento do projeto, não só em Mato Grosso, mas também em todo o Brasil, já que estes fazem parte de uma rede internacional.

É fundamental também destacar que além da ANDA BRASIL, http://andabrasil.com.br/, os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Turismo e o Ministério da Reforma Agrária, ultimamaente a UNISOL, tem sinalizado também o interesse em somar forças no desenvolvimdneto desta atividade, enfim várias entidades têm investido para estruturar esta proposta no Brasil, vinculando este projeto ao alcance de suas metas de políticas sociais de inclusão e de desenvolvimento econômico.

A EMBRATUR também compõem o grupo apoiando na consolidação da imagem destes circuitos/destinos no mercado internacional.

O Estado de Mato Grosso realizou em Cuiabá no ano de 2011 em parceria com a ANDA BRASIL, http://andabrasil.com.br/,   dois cursos de qualificação para os 60 municípios envolvidos no Projeto, já no ano de 2012 no dia 28 de abril, foi realizado uma Vídeo Conferencia, em que a tempo real ao vivo a Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo Tete Bezerra, a Colsultora de Turismo Rejane Paquali, os Técnicos da SEDTUR, Geraldo Lúcio, Liane de Deus e Elizethe Castilho, puderam repassar todas as informações sobre as Caminhadas na Natureza ano/2012 aos municpipios

Os Em 2012 a previsão da SEDTUR é de que mais de 60 Circuitos das Caminhadas na Natureza, façam parte dos circuitos no Estado de Mato Grosso e consequentimente estejam no Circuito internacional oficial , credenciados pela Anda Brasil e pelo Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento - IRCOD- Alemanha e a Federação Internacional de Esportes Populares – IVV,objetivandocontribuir com diversificação da oferta turística, estruturar os destinos turísticos, ampliar e qualificar o mercado de trabalho e aumentar a taxa de permanência e gasto médio dos turistas para criar renda para os atores envolvidos em especial os proprietários da Agricultura Familiar.


O Ecobooking, http://portal-grafico-mt.ecobooking.com.br/   propõem  juntos a SEDTUR, um convênio/parceria, para fazer fazer uma espécie de Observatório das Caminhadas no Estado de Mato Grosso, a tempo real as pessoas do Brasil e do Mundo teriam todas as informações necessárias dos destinos, locais, circuitos, antes, durante e pós evento, os caminhantes, juntamente com os organizadores de cada circuito estariam contribuindo e interagindo com a disponibilzação das informações, tanto in`loco como interativamente.

A SEDTUR  analisa a proposta e vê uma possibildade de a curto prazo concretizar esta parceria, a equipe do Ecobooking, http://portal-grafico-mt.ecobooking.com.br/ ,  por sua vez adiantando o processo já estão  efetuando experimentalmente ações do Ecobooking, junto aos circuitos programados e realizados, uma forma de testar o programa e apresentar resultados práticos aos parceiros.

Como resultado deste projeto pode-se visualizar também, em médio prazo, a melhoria da distribuição de renda, favorecendo a geração e ampliação de postos de trabalhos no campo, a promoção da inclusão social e a redução das desigualdades regionais, entre outros.


Geraldo Donizeti Lúcio
Economista Especialista em Turismo Rural
Agente Técnico da SEDTUR
Coordenador de Turismo Rural
Blogueiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário